Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nos últimos anos houve um aumento significativo na competitividade entre as empresas, assim obrigando-as a aprimorar os seus processos, produtos e serviços. Essas empresas visam oferecer alta qualidade a baixo custo, uma vez que desta forma podem assumir uma posição de liderança no mercado. Conquistar e manter uma margem competitiva é a chave para o sucesso em todos os aspectos davida, seja nos esportes ou numa reunião de diretoria. Trata-se de um sinal claro de sucesso ou fracasso.
Uma questão central no mundo dos negócios é saber se a noção de competição em um ambiente empresarial moderno precisa ser repensada de forma radical. Muitas variáveis desempenham papéis relevantes na determinação do sucesso competitivo e novas variáveis aprecem a todo instante.
Acompetitividade está diretamente ligada à busca por um aumento na produtividade, que consiste em produzir em grande quantidade com custos reduzidos, mantendo um padrão de qualidade. Sendo que essa relação deve estar de acordo com a necessidade de seus clientes.
O benchmarking é um processo proativo de mudar operações de forma estruturada para atingir a maximização de desempenho da empresa. Os benefícios douso do benchmarking são que as funções são forçadas a investigar as melhores práticas da indústria externa e incorporá-las às suas operações. Isso gera empresas lucrativas de alta utilização de ativos, que satisfazem as necessidades dos clientes e contam com uma vantagem competitiva.
O benchmarking é utilizado em empresas de ponta, como uma ferramenta para a obtenção das informações necessáriaspara a melhoria contínua e obter vantagem competitiva.
Inicialmente empregada pela Xerox Corporation a fim de enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70, o benchmarking incorpora a busca de excelência, o desejo de ser “o melhor dos melhores”.


BENCHMARKING: ORIGEM, DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES.

Até hoje não existe nenhuma definição para o termo benchmarking, entretanto através dodicionário Oxford Reference encontraram um significado para a palavra benchmark, que consiste em uma marca feita por agrimensor indicando um ponto em uma linha de nível, um padrão ou ponto de referência.
Através da definição do termo benchmark, podemos verificar uma semelhança com o conceito de benchmarking, através de palavras como linha de nível, padrão e ponto de referência. O termo benchmarkingtornou-se sinônimo de identificar um benchmark.
O conceito de benchmarking tem origem em duas antigas verdades, que mostram a sua verdadeira importância. A primeira delas corresponde a um ditado chinês de mais de 2500 anos que diz que se você conhece o inimigo e a si mesmo, não precisaria temer com o resultado das batalhas. A segunda corresponde pela busca do Dantotsu, ditado japonês de origem e datadesconhecidas, que dizia que deve lutar pelo melhor dos melhores, ou seja, a melhor prática entre os melhores.
Essa prática entre as empresas surgiu após o final da década de 1970, quando os lucros e a participação da empresa Xerox começou a declinar, uma vez que as empresas japonesas do mesmo ramo estavam vendendo mais barato do que ela conseguia produzi-los. Então, a Xerox começou a comparar-sediretamente com essa nova concorrência em termos de custos unitários de produção, metodologias de produção, tempo de introdução de novos produtos etc. para entender o que teria de ser feito para continuar no negócio.
Em 1982, foi utilizado em uma reunião dessa empresa, o termo benchmarking competitivo. Este termo foi colocado em uma discussão sobre a imensa lacuna que a Xerox havia detectado comrelação aos seus concorrentes. Foram identificados padrões específicos de medição, ou indicadores, em áreas tais como custos de produção, tempo de ciclo, custos gerais, preços de venda a varejo e características do produto. O desempenho da Xerox em tais indicadores foi classificado em relação aos seus principais rivais no mercado. O resultado não foi satisfatório.
À medida que a reunião estava...
tracking img