Ben nicholson feb.2853 (vertical seconds)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ben Nicholson
FEB. 2853 (vertical seconds)

Francis Bacon
Estudo n 1 do retrato de Inocêncio Velázquez

Nicholson e Bacon são os dois principais pintores da Inglaterra. Nicholson entendia quea cultura figurativa moderna se encontrava na pintura francesa.
Na origem de todos os quadros de Nicholson, encontra uma paisagem ou uma natureza morta; transpõe a noção para termos geométricos porser a geometria a linguagem da razão. A noção comum, de uma cidade permanecem apenas os cubos das casas, de uma colina o contorno, do jarro a curvatura. Então entra a perspectiva , sistema comprovadode relações , principio de proporções.
Apesar da redução do espaço , da luz, da cor e da tendência à abstração, a pintura de Nicholson ainda é uma pintura de paisagem; mas sempre em contraste com o“barroco”. Já Bacon, é o extremo do barroco, pela civilizada sobriedade de seus “sentimentos sociais” e pela honestidade de sua paisagem seleta, porém objetiva. Nicholson é o ultimo expoente da poéticainglesa do “pitoresco”. O “pitoresco”chega ao espaço sem objetos ou figuras; o sublime chega ao objeto ou à figura sem o espaço.
Bacon o ultimo herdeiro do “sublime”, sublima mas não idealiza, paraele o sublime não é o super, e sim o subumano, não o sacro ou o divino, e sim o demoníaco.
Bacon analisou o retrato de Inocêncio X, de Velázquez. No mesmo, deslocou a figura para a direita, eliminouos ornamentos da poltrona, a figura se deforma, enfim, ele desfigurou a figura de Velázquez; inverte sua expressão, de forte em fraco.

Diego Rivera
A Execução do imperador Maximiliano

DavidAlfaro Siqueiros
Morte ao Invasor

A revolução Mexicana de 1910 foi um movimento popular nacional. Após a vitoria das forças revolucionárias, os primeiros governos democráticos procuraram acolaboração dos artistas para a formação cultural do povo e a reforma do ensino.
Os pioneiros da nova escola mexicana são Orozco e Rivera. Orozco é um narrador impetuoso, com uma oratória própria de...
tracking img