bemTrajar

1968 palavras 8 páginas
A Arte de Bem Trajar

Artigo I
Quem o pode usar o traje e quando

O traje académico representa e identifica o estudante académico, bem como a instituição a que pertence; é de lembrar que o traje serve tanto o rico como o pobre, deixando de haver desta forma distinção social entre os estudantes académicos trajados: todos são iguais

1) Quem pode usar o traje
a. O Traje Académico penas deverá ser usado por indivíduos que estejam a frequentar o Instituto Superior Técnico (IST).

2) Quando deve ser usado o traje
a. O Traje Académico é usado a partir da Noite das Serenatas (caso não se verifique, do Super Arraial), na Semana Académico, após a primeira matrícula.
b. São excepção à alínea anterior os caloiros que pertençam ou aspirem a pertencer a uma das tunas do IST. Neste caso devem trajar de acordo com as indicações dos veteranos da Tuna.
c. O Traje Académico deve ser usado em representação oficial do IST.
d. O Traje Académico deve ser usado no dia semanal do estudante (5ª feira) enquanto estudante do ensino superior.
e. Cada estudante do IST é livre de usar o Traje Académico quando assim o entender, não esquecendo o seu respeitoso simbolismo e não desrespeitando as normas para o seu uso.

Artigo II
Traje Feminino

3) O traje académico feminino é constituído por:
a. Sapatos: pretos, fechados, sem apliques nem fivelas, sem cunha, obrigatoriamente com salto, no máximo com 3 dedos de altura (não são permitidos sapatos estilo ‘mocassins’).
b. Collants: pretos lisos e transparentes (não opacos); não é permitido cinto de ligas.
c. Saia: preta, travada, que dê até aos joelhos, ou no máximo, 2 dedos acima da parte superior do joelho, com botão e fecho atrás; corte direito, não podendo ser rodada.
d. Camisa: branca lisa de colarinho, com ou sem bolso (não mais do que um, e do lado do coração), de manga comprida, com os punhos apertados. Não pode ter botões no colarinho.
e. Casaco: preto, liso, com dois bolsos laterais inferiores (um de cada lado).
f. Gravata: preta lisa,

Relacionados