Bem estar psicológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

O presente relatório objetiva apresentar os resultados (parciais) de uma pesquisa realizada por Vilmar Mineiro da Silva, sob a supervisão da professora Dra. Deusivania Vieira da Silva Falcão, do curso de graduação em Gerontologia. Ressalta-se que, inicialmente, a referida professora apresentou ao Programa de Tutoria Científico-Acadêmica a proposta para que o aluno selecionadoatuasse junto ao projeto de pesquisa e extensão denominado “Atenção Psicogerontológica, Sociofamiliar e Educativa aos Cuidadores e Familiares de Idosos com Doença de Alzheimer”. Todavia, após uma conversa inicial em que foram avaliados os interesses de pesquisa do aluno foi combinado deste participar de outro projeto (Atividade Física, Ageismo e Bem-Estar Subjetivo em Idosos da UnATI) que estavasendo iniciado e coordenado pela referida pesquisadora. É sobre este trabalho que serão apresentados os resultados (parciais) a seguir.
Informa-se ainda que, neste relatório, serão apresentados apenas os resultados parciais do estudo porque o aluno supracitado não concluiu a pesquisa e optou cancelar no mês de dezembro de 2012 a bolsa de tutoria científico-acadêmica. Isso ocorreu devido ao fato deter recebido uma outra bolsa (Santander), sendo orientado a não acumular os dois provimentos.










SUMÁRIO

1. Introdução 01
2. Objetivo Geral
2.1 Objetivos Específicos 07
07


3. Justificativa 08
4. Material e Método 09
5. Resultados 10

6. Discussão 10

7. Conclusão 10
8. Referências Bibliográficas 11
9. Anexos
9.1 Questionário 13
13








1.INTRODUÇÃO

O número de idosos, pessoas com 60 anos ou mais, vem aumentando na população brasileira, sendo que em 2010 a expectativa de vida atingiu 73,5 anos. O crescimento desta população, em números absolutos relativos, é um fenômeno mundial e está ocorrendo de formas sem precedentes. Em 1950 eram cerca de 204 milhões de idosos no mundo e, em 1998, quase cinco décadas depois, esse contingentealcançava 579 milhões de pessoas, um crescimento de quase oito milhões de pessoas idosas por ano. Dados recentes comprovaram que 7,4% da população brasileira é formada por idosos (IBGE, 2010). As projeções indicam que, em 2050, a população idosa do Brasil será de 1,9 bilhões de pessoas (Martins & Massarollo, 2008).
Em países como Japão e Itália, a preocupação com o crescimento da população idosa e ataxa de fecundidade tão baixa, faz com que haja um aumento proporcional de idosos em relação a quantidade de “jovens”, o que gera uma preocupação em relação à quantidade de aposentados e a falta de recursos financeiros para mantê-los. Um exemplo claro das simplificações, atualmente, é do pedido de austeridade, de alguns países europeus em relação à aposentadorias, ou seja, o aumento da idade parase aposentar. Rodrigues e Rauth (2002) salientaram que o envelhecimento demográfico é uma questão socialmente importante na sociedade capitalista, porque com ele surgem implicações sociais e políticas que exigem uma mobilização dos órgãos governamentais e não governamentais para o atendimento das demandas apresentadas por essa população
O envelhecimento populacional é o resultado dos profundosavanços nos âmbitos econômicos, sociais, políticos, ideológicos e científicos (Moreira & Nogueira, 2008). O grande aumento na expectativa de vida da população foi proporcionado graças à medidas de saúde pública, como vacinação, saneamento básico, e inquestionavelmente os avanços científicos médico-tecnológicos. O processo de urbanização e a mudança do planejamento familiar, ambos ocorridos emmeados de 1960, fez com que reduzisse significamente à taxa de fecundidade, ocasionando um aumento da longevidade das pessoas com 65 anos ou mais (Fonseca & Carmo, 2000; Chaimowicz, 1997). Nessa condição o Brasil tornará a sexta maior população de idosos do mundo (Fonseca & Carmo, 2000).
Apesar de todos esses avanços, a juventude continua sendo exaltada e a velhice estigmatizada, ou seja, o...
tracking img