Belo trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
STC7-DR4 - Leis e Modelos Científicos |
O conhecimento do Universo |
Pedro Santos |

O imenso espaço cósmico tem fascinado a Humanidade ao longo dos séculos. A interpretação do Universo tem variado de acordo com as ideias dominantes em cada época e com as observações efectuadas.
As primeiras tentativas para explicar a origem e organização do Universo assumiram a forma de histórias e lendasem que deuses e criaturas míticas eram os responsáveis por todos os fenómenos que, até então, eram inexplicáveis.
Em termos científicos, foi nas antigas civilizações egípcias e gregas que se iniciou o estudo do Universo.
Nessa altura, pensava-se que a Terra era o centro do Universo e que os outros corpos celestes então conhecidos o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas giravam em seu redor.Esta é a “teoria geocêntrica” do Universo, que foi defendida pelo astrónomo Ptolomeu e indiscutivelmente aceite durante séculos. Este astrónomo imaginou e explicou o comportamento dos “astros errantes” no firmamento. No sistema ptolemaico, cada planeta move-se numa pequena órbita circular, com a Terra como centro.
Para além deste conjunto planetário, ficavam as estrelas ou “astros fixos”. Estainterpretação da organização do Universo, embora falsa, era tão engenhosa que os astrónomos a aceitaram por muitos séculos.
No século XVI esta teoria foi posta em causa por Nicolau Copérnico, que defendia ser o Sol, e não a Terra, o centro do Universo.
Esta teoria, “teoria heliocêntrica”, encontrou oposição, principalmente por parte da Igreja, pois acreditava-se que a Terra era o astro maisimportante do Universo.
Na tentativa de compreender o mundo de um modo mais racional, Galileu Galilei construiu, no séc. XVII, o primeiro telescópio (Luneta de Galileu), através do qual pôde observar, pela primeira vez as crateras da Lua, alguns satélites de Júpiter, as faces de Vénus e a rotação em torno do seu eixo. Galileu corroborou, assim, a Teoria Heliocêntrica de Copérnico. Por este facto, foiperseguido pela Igreja Católica e condenado pelo tribunal da Inquisição. Para salvar a vida, foi obrigado a negar as conclusões dos seus estudos e a reafirmar a sua crença nos relatos bíblicos. A Igreja só o absolveu em 1992.
Finalmente, em 1609, Johannes Kepler confirmou as ideias de Copérnico ao enunciar as leis que regem os movimentos da Terra e dos outros planetas em redor do Sol. Actualmente,o Sol é considerado o centro do Sistema Solar, mas não o centro do Universo, supondo-se que haja muitos outros «sóis», que possam constituir outros sistemas planetários.
O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objectos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica (Do Grego "Tele" = Longe +Scopio = Observar), através da recolha da luz dos objectos distantes, da focalização dos raios de luz em uma imagem óptica real e sua ampliação Geométrica.
Com o avançar dos tempos, os antigos telescópios ópticos foram substituídos por modernos telescópios espaciais e radiotelescópios.
O telescópio espacial e um satélite astronómico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópiopara a luz visível e infravermelha. No fundo e um telescópio que esta no espaço que observa melhor as imagens do espaço, o telescópio espacial mais conhecido e o de Hublle.
Contrastando com um telescópio comum, que produz imagens através da luz visível, um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou conjunto de antenas parabólicas de grandesdimensões.
Sonda espacial é uma nave espacial não tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, ou cometas. Normalmente as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características físico-químicas, e por vezes também o seu meio ambiente. Algumas sondas pousam na superfície dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu...
tracking img