Beleza da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
CÍRCULO ESCOLAR INTEGRADO DAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTO - CHAPADÃO
ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO HENRIQUE

PROJETO BELEZA DA TERRA

Vitória da Conquista - 2011

APRESENTAÇÃO

"Aprendemos, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a" (FREIRE, 1988, p.76)

A questão daparticipação das famílias acampadas e assentadas em todas as mobilizações e lutas é uma das características do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra),sendo assim o processo de educação precisa estar inserido neste contexto,e visando esta integração os educadores educandos e comunidade se reuniram para juntos traçar metas a serem desenvolvidas nas Escolas do Círculo Escolar Integrado dasEscolas de Assentamento Chapadão.Destas assembléias surgiu o tema BELEZA DA TERRA, onde o mesmo visa uma educação baseada na realidade cultural do sujeito, onde o diálogo entre seus autores seja problematizadora fomentada pela reflexão com o compromisso da transformação social.”Não é no silêncio que os homens se fazem e sim na palavra,no trabalho,na ação-reflexão”(Freire 1975).
Esse projeto buscaem sua essência tomar para se este desafio atual o resgate de valores humanistas tanto nas questões práticas do cotidiano, quanto no confronto com a realidade social excludente.Desenvolver o senso de respeito, justiça,solidariedade são metas significativas para alcançarmos os objetivos propostos bem como a participação da comunidade com a escola sendo pré-requisito indispensável neste processo deaprendizagem.
O trabalho prático tem com foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem integrando ao dia-dia da escola, gerando fontes de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos sujeitos envolvidos.O projeto BELEZA DA TERRA, visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando amultiplicidade das formas de aprendizagem. A escola deve ser um instrumento voltado para os interesses da classe trabalhadora, tendo clareza em seus objetivos, deve ter conhecimento da realidade que esta inserida e assim propor novos mecanismos capaz de transformar a realidade e assim cumprir com sua função social.
Em sua trajetória de luta o MST tem visado à construção de uma sociedade mais justa,solidária e igualitária o que inclui a luta pelo direito à escola, e por um projeto político-pedagógico emancipatório, que vá preparando o novo homem e a nova mulher que seja capaz de construírem uma nova sociedade.

OBJETIVOS

 Valorizar a importância do trabalho do homem do campo
 Conscientizar a comunidade escolar no sentido deincorporar normas e procedimentos que visam a formação de uma consciência ecológica.
 Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social.
 Trabalhar o senso de tolerância e respeito as diversidades.
 Dar novo significado as relações de gênero promovendo um ambiente escolar de respeito ás diferenças.
 Reconhecer a importância da luta das mulheres no contexto da sociedade atual.
Utilizar o espaço da horta como observação da cadeia alimentar.
 Estabelecer um espaço democrático fruta de um trabalho realizado em conjunto que possibilite a interação entre o educando e o meio ambiente.
 Dar oportunidade aos educandos de aprenderem cultivar plantas utilizadas como alimentos e medicamentos alternativos.
 Criar uma área verde produtiva e de embelezamento, onde todos se sintamresponsáveis.
 Compreender a importância da reciclagem durante o processo de confecção dos terrários para reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo acumulo de lixo.
 Proporcionar aos educandos possibilidades concretas de desenvolver habilidades para a execução de jardins e ornamentos.
 Incentivar e promover o sentimento e espírito cooperativo para o trabalho em equipe.
 Relacionar a...
tracking img