Beira litoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho sobre a zona da Beira Litoral, pretendo dar a conhecer a sua localização geográfica, o seu clima e relevo, a fauna, as cidades mais importantes e diversos monumentos da região e desenvolver um pouco sobre os seus costumes, tradições e sobretudo acerca da música tradicional da região e dos seus instrumentos musicais.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Localiza-se naRegião de Portugal continental que ocupa uma ampla faixa litoral do centro de Portugal e possui concelhos dos distritos:
* Aveiro;
* Coimbra;
* Leiria;
* Santarém.
A Beira Litoral é uma antiga província portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936 e administrativamente extinta com a Constituição de

Actualmente, esta província faz parte,na sua quase totalidade, da região Centro, abrangendo porém três municípios situados na região Norte;
É banhada pelo oceano Atlântico, a oeste. Abrange uma área de aproximadamente 7 600 km2 e compreende 38 concelhos: 15 do distrito de Aveiro, 14 do distrito de Coimbra, oito do distrito de Leiria e um do distrito de Santarém.
3. CARACTERISTICAS GERAIS

4.1. ACTIVIDADE ECONÓMICA

A boasituação geográfica da região, associada à forte acessibilidade a Lisboa e ao Porto, proporciona-lhe um significativo desenvolvimento da actividade industrial e do comércio.
A agricultura e a pecuária continuam a ser importantes no tecido económico regional, sendo bastante significativas as produções nas áreas irrigadas dos vales do Mondego e do Vouga, bem como o sector da produção de leite. Nointerior desta região, a floresta constitui um dos principais recursos das áreas rurais. É uma região rica em actividade industrial em prejuízo da actividade agrícola.

Figura 2 – Agricultura praticada em Coimbra

4.2. ARQUITECTURA

Esta região é uma das mais ricas em beleza arquitectónica e é nesta região que se encontra o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país eum dos mais antigos da Europa que é a Universidade de Coimbra. Nos seus monumentos reflecte-se a história do nosso país. São de destacar o românico dos primórdios da nação na Sé Velha de Coimbra, o gótico da Batalha, não esquecendo também os exemplos de arte rupestre do distrito de Aveiro e as ruínas romanas de Conímbriga. Para além da considerável riqueza arquitectónica, é nesta província que seencontra o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país e um dos mais antigos da Europa - a Universidade de Coimbra.

Figura 3 – Arquitectura em Aveiro

4.3. RELEVO

O seu relevo é aplanado junto ao litoral e rochoso no interior (serras). Tendo como rochas predominantes, o xisto, o granito e o volfrâmio.
Figura 6 - Volfrâmio

Figura 4 - Xisto
Figura 5 - Granito4.4. CULINÁRIA

A Beira Litoral apresenta, nos seus principais pratos típicos, o leitão - sobretudo da Anadia e da Bairrada, os buchos recheados e a chanfana de borrego; a caldeirada de enguias e as bolas de bacalhau e de sardinha; as barricas de ovos-moles, o arroz-doce e o vinho espumante.

Figura 7 – Pratos típicos da beira Litoral (1 – Bucho Recheado; 2 – Leitão da Bairrada; 3 –Caldeirada de enguias; 4 – Chanfana de borrego.)

4.5. CLIMA

O clima da região da Beira Litoral, temperado e mediterrânico, assente em Verões e Invernos em temperaturas moderadas e com uma pluviosidade repartida ao longo do ano.

4. MONUMENTOS
Figura 8 – Igreja do Convento de S. Domingos em Aveiro
Figura 9 – Igreja da Misericórdia

Figura 10 – Universidade de Coimbra

Figura 11– Capela da Ordem Terceira em S. Francisco (Aveiro)



Figura 12 – Mosteiro da Batalha em Leiria

Figura 13 – Sé Velha de Coimbra

Figura 15 – Castelo de Leiria

Figura 14 – Capela de Nossa Senhora do Monte em Santarém

Figura 16 – Penedo da Saudade em Coimbra

5....
tracking img