Beidou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Beidou COMPASS Navigation Satellite System





É sabido que o Sistema Chinês de Navegação por Satélite é um sistema recente, e ainda com poucas informações disponíveis para pesquisa, portanto, sendo o Sistema GPS o único em plena operação, usaremos ele como base desse trabalho para supor uma pequena parte do funcionamento do Beidou Compass, uma vez que se trata de sistemas similares.(Diego Souza) Características Básicas do GPS

O GPS é composto de três elementos principais:

• Segmento Espacial;
• Controle do Sistema;
• Receptores (usuários)

Os Satélites da Constelação GPS, também referidos como Veículos
Espaciais (SV) e apresentam as seguintes características básicas:

* Peso: aproximadamente 1.500 Kg;

* Energia: Solar;

* Dimensões: cerca de3 x 13 metros;

* Relógios Atômicos: 4 (quatro) com precisão de 10-12, ou seja, com estabilidade de 1 em 1.000.000.000.000 segundos, o que significa que levará cerca de 32.000 anos para adiantar ou atrasar 1 segundo;

* Transmissores: rádio frequências portadoras na banda de UHF e de baixa potencia, sendo as básicas designados de L1 (1.575,42 MHz) e L2 (1.227,60MHz);

* Vida útilMédia: 12 anos

Informações Transmitidas
As Transmissões dos Satélites GPS contém três tipos de informações:

* Código Pseudo-randômico (PRN);
* Dados de Efemérides;
* Dados de Almanaque.

O Código Pseudo-randômico (PRN) pode ser entendido como uma forma do Receptor GPS identificar qual dos Satélites GPS está transmitindo as demais informações associadas.

Dados deEfemérides são as informações sobre a posição que cada Satélite GPS deverá estar ocupando no espaço, a qualquer instante durante as 24 horas do dia. Cada Satélite transmite os dados de Efemérides mostrando as suas próprias informações orbitais, bem como as de cada um dos demais satélites da Constelação GPS. Com esses dados, um receptor pode prever a posição exata de cada satélite, a qualquer tempo.Dados de Almanaque são as informações constantemente transmitidas por cada um dos Satélites GPS acerca de sua situação operacional (confiável ou não confiável), correção do seu relógio atômico, informações genéricas de sua posição orbital, parâmetros de retardos atmosféricos às transmissões, informação precisa do tempo GPS atual e sua diferença em relação ao tempo UTC.

A associação dessastrês informações obtidas de pelo menos três satélites, ou seja, Código Pseudo-randômico, Dados de Efemérides e Dados de Almanaque, constituem as bases para que um Receptor GPS possa determinar sua posição.

(Matheus Mendes) Controles do Sistema

O Segmento de Controle do GPS é formado por uma rede mundial de estações com a função de monitorar os sinais transmitidos pelos satélites,processa-los e, sempre que necessário, emitir sinais de comando de posicionamento dos satélites e de correção dos dados à Constelação GPS. A rede é formada pelos seguintes elementos:

* Uma Estação Máster de Controle (MCS);
* Cinco Estações de Monitoramento (MS):
* Três Antenas Terrenas (GA).

A constelação de satélites GPS é gerenciada e controlada a partir da Estação Máster de Controle.Os dados coletados pelas Estações de Monitoramento são processados na MCS e o seu pessoal técnico pode, com base nesses dados, transmitir comandos aos satélites para corrigir eventuais problemas técnicos.

As Estações de Monitoramento (Havaí, Ascension, Diego Garcia, Kwajalein, Schriever AFB) acompanham e monitoram os satélites em sua visada direta. Os dados coletados são automaticamentetransmitidos para a MCS, para processamento e determinação de eventuais necessidades de correções dos traçados das órbitas e dos dados de navegação.
As mensagens de correção emitidas pela MCS aos satélites são transmitidas por meio de Antenas Terrenas (GS) localizadas junto a três das MS.

No caso de ser detectado um problema mais sério com um dos satélites, a MCS transmite uma mensagem de “não...
tracking img