Behavourismo em laranja mecanica

752 palavras 4 páginas
Lucas Coelho

A teoria behaviorista é determinada pela ciência análise do comportamento, que é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou, ao menos, mais desejável. Os behavioristas afirmam que os processos mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis.
O fundamento dessa escola da psicologia é a teoria do condicionamento, elaborada pelo fisiologista russo I. Pavlov no início do século XX e desenvolvida mais tarde por J. B. Watson e B. F. Skinner, psicólogos norte-americanos que criaram o paradigma comportamentalista na psicologia.
Uma das propostas de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da psicologia, até então mentalista, para o comportamento. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no processo psicológico observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistemas glandulares e motores.
Desta forma é muito simples enxergar o filme de Stanley Kubrick, “Laranja Mecânica” por um olhar da análise do comportamento.
No filme é criado um ambiente muito similar mas também muito diferente do nosso, um mundo caótico, mas colorido em que Alex, um jovem inglês, e seus “drugues” (gíria originada do russo ‘droogs’, que designa um grupo de jovens delinquentes), saem pelas madrugadas usando alucinógenos, espancando mendigos idosos e violentando mulheres, entre outras barbaridades.
Em uma de duas noites de perversão, o bando comete um homicídio, e um de seus comparsas o trai, o que leva o líder Alex para uma casa de detenção. Condenado a prisão pela morte de uma mulher, o jovem esquiva-se do assédio de homossexuais e da violência dos outros prisioneiros.
Para conseguir um melhor tratamento, auxilia o capelão do

Relacionados