Behavorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PSICOLOGIA

RODRIGO BASILIO DE AMORIM
LUCIMARA BARBIRESK

OUTUBRO DE 2010

RODRIGO BASILIO DE AMORIM

LUCIMARA BARBIRESK

PSICOLOGIA

Trabalho em exigências da disciplina psicologia, sob orientação da professora Jinessa. quarto semestre de graduação em enfermagem da faculdade FASIPE de Sinop – MT.

O Behaviorismo
O Estudo do comportamento
O termo Behaviorismo foiinaugurado pelo americano John B. Watson. O termo inglês behavior significa comportamento, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo e, também, comportamentalismo, teoria comportamental, analise esperimental do comportamento, análise do comportamento. Watson, postulando o comportamento como objeto da psicologia dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinhambuscando. Essas caracteristicas foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência, Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como certas variaveis do meio. Watson buscava a cosntrução de uma psicologia sem alma e sem mente. Apesar de colocar o comportamento como objeto da psicologia, o Behaviorismo foidesde Watson modificando o sentido desse termo. Hoje entende comportamento como uma intercão entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.
Análise experimental do comportamento
O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B.F.Skiner. O behaviorismo de Skiner tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde a psicologia americana tem grandepenetraçao, como o Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical, que ele se propôs defender por meio da análise experimental do comportamento. A base da corrente Skinneriana está na formulação do comportamento operante.
O comportamento Respondente é o que usualmente chamamos de não voluntario e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecendentes doambiente. Como por exemplo, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge. Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta, ambiente-sujeito incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais eliciam certas respostas do organismo que independem de aprendizagem.
O comportamento operante como nos diz Keller, o comportamento operante inclui todos os movimentos de umorganismo dos quais se possa, dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer ,quer direita, quer indiretamente como a leitura desse texto. Vamos relembrar um conhecido experimento feito com ratos de laboratórios. Um ratinho foi colocado na caixa de Skiner- um recipiente fechado no qual encontrava apenas umabarra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo camuflado que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava á caixa por meio de uma haste. Que resposta esperava-se desse ratinho? - que pressionasse a barra. Como isso ocorreu pela primeira vez? - por acaso. Durante a exploracão da caixa, o ratinho pressionou a barra acidentalmente. Por ter obtido água ao encostar na barraquando sentis sede, constatou-se a alta probabilidade de que, estando em situação semelhante, o ratinho a pressionasse novamente. O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a acão do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. A aprendizagem está na reçacão entre uma ação e seu efeito.
Reforcamento: pode ser positivo e negativo. O reforço positivo é todo evento que aumenta aprobabilidade futura da resposta que o produz. O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Assim, poderiamos voltar a nossa caixa de Skinner que agora, ao ser colocado na caixa, ele recebe choques do assoalho. Após várias tentativas de choques, o ratinho chega a barra e, ao pressioná-la acidentalmente, os choques cessam. Com isso, as respostas...
tracking img