Behavorismo

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Faculdades Integradas Espírito-Santenses

FICHAMENTO

Aluno: Mateus de Carvalho Oliveira
Disciplina: Psicologia
Professora:

1. Título e Referência:
O Behaviorismo – (pp. 57 -69) – Terceiro capitulo.

Bock, Ana Mercês Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias, Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª edição reformulada e ampliada, 1999. EditoraSaraiva. São Paulo. p. 57-69

2. Principais aspectos do Texto:

a) Resumo:

Neste capitulo os autores falam sobre o Behaviorismo, a palavra behaviorismo vem do inglês behavior que significa comportamento, o que denomina o termo usado por John. B. Watson em seu estudo sobre o comportamento, em seu artigo publicado em 1913.
Watson toma como objeto de seu estudo na psicologia, o comportamento.Dando a psicologia nessa época um status de ciência, pois seu objeto de estudo é observável, mensurável, pois seus experimentos poderiam assim ser reproduzidos em outros sujeitos em diferentes condições.
Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia. Ele acreditava e defendia que o comportamento responde aos estímulos do ambiente que o organismo se encontra, ou seja, osestímulos do meio fazem o comportamento do organismos em tal.
Segundo os autores, Watson buscava a construção de uma psicologia sem alma, sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos.
O estudo do comportamento como objeto da psicologia sofreu mudanças, passou a ser visto não como ação isolada do sujeito, mas como uma interação dele com o meio em que vive. O Behaviorismo dedica-se aoestudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Duas razões podem ser apontadas nesse estudo do comportamento como estimulo e respota:
A razão metodológica, os analistas do comportamento tomaram como modo preferencial de investigação um método experimental e analítico.
A razão histórica; os termos escolhidos epopularizados foram mantidos por outros estudiosos, pelo seu uso generalizado.

Um Behaviorista que sucedeu Watson e foi muito importante no estudo do comportamento foi Skinner (1904 – 1990).
A linha de estudo de Skinner ficou conhecida como Behaviorismo Radical, termo utilizado por Skinner para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da analise experimental docomportamento.
Segundo os autores a base da corrente skinneriana esta a formulação do comportamento operante, mas antes temos que entender o que é o comportamento respondente.
O Comportamento respondente ou reflexo é o comportamento que acontece independente de aprendizagem, são respostas incondicionadas ao estimulo do ambiente. Esse tipo de comportamento podem ser sim estimulados pelo ambiente, aprendidos,com o decorrer do tempo. São condicionamentos que ocorrem devido a uma história de pareamento, ou qual levou o organismos a responder a estímulos que antes não respondia.

O comportamento Operante, segundo Keller:
“Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre omundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”.
Skinner desenvolveu esse estudo com ratos em laboratórios, para verificar como as variações no ambiente interferiam nos comportamentos. Um ratinho foi colocado na “caixa de Skinner”, um recipiente fechado onde se encontravam apenas uma barra, essa barra ao ser pressionada pelo ratinho acionava o mecanismos que lhe permitia obter uma gotade água, que chegava a caixa por meio de uma haste.
O comportamento esperado pelo ratinho era esse, que o mesmo pressionasse a barra. Ao soltar o ratinho na caixa, ele começa explorar o ambiente, e acidentalmente esbarra na barra, o que lhe proporcionou uma gota de água, como o ratinho estava com sede, rapidamente consumiu a gota. Por ter obtido água ao encostar na barra quando sentia sede,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behavorismo
  • Behavorismo
  • behavorismo
  • behavorismo
  • Behavorismo
  • Behavorismo
  • Behavorismo
  • Behavorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!