Behaviormo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO


Este sistema de psicologia fundado por Watson é sem dúvida, a mais controvertida das teorias americanas. Watson propôs o Behaviorismo Metodológico ou Empírico, onde desejavaaplicar as técnicas e princípios da psicologia animal ao seres humanos. Este foi um dos aspectos positivo tendo como ponto principal o comportamento como fonte de dados, tendência que perde terreno para afenomenologia e psicologia Existencial. O principal ponto de controvérsia em trono do Watson e suas idéias foi à negação da existência da mente, o que constituiu o Behaviorismo Radical. Não sendo oWatson o primeiro a destacar a necessidade da objetividade em psicologia. Diserers definiu o objetivismo como: todo e qualquer sistema de substituição de dados subjetivos e introspectivos, por dadosobjetivos e observação direta. Cabanis afirmou que os eventos “mentais” são funções do organismo total e não apenas da mente. O Positivismo fundado pelo francês Auguste Comte acreditava que sóo conhecimento social, objetivamente observável, pode ter validade. Acreditava que o pensamento humano se desenvolvia de três modos:
O teológico, Metafísico e o Científico ou positivista. Maisconstrutivamente Comte salientou dois tipos de estudos das funções afetivas e intelectuais.
-
1º determinava com precisão as condições orgânicas de que essas funções dependem;

2º observar a seqüência decomportamento. Suas ideias foram seguidas pelos materialistas franceses e britânicos. A Psicologia Animal teve fundamental importância para a evolução da psicologia como ciência. Fundamentada na teoriade Darwin que afirmava a continuidade de comportamento animal no homem, tendo o animal como referencial para o estudo do comportamento humano. Morgan adaptou a lei da parcimônia à psicologia comparada(do + simples p/ o + complexo), usando uma metodologia semi-experimental e observações parcialmente controladas. Supôs que os processos de aprendizagem humana e sub-humana eram contínuos.O...
tracking img