BEHAVIORISMO

406 palavras 2 páginas
BEHAVIORISMO

O Behaviorismo estuda o comportamento humano, a relação entre o ambiente (estímulo) e o indivíduo (resposta). S - R
John Watson: Behaviorismo Metodológico ou clássico. Excluia o estudo da consciência e o método da introspecção como métodos científicos, segundo ele, serviam no âmbito da vida pessoal do indivíduo. Fez o experimento do Pequeno Albert. Para Watson, o meio influencia o comportamento, não a genética. O comportamento humano é determinado pelo meio e sentimentos como o medo são induzidos, sendo o ser como uma tábula rasa, a ser preenchida com experiências, modelando o ser humano.
Ivan Pavlov: Condicionamento Clássico. Seu experimento foi feito com seu cão. Chamado de Reflexo Condicionado neste experimento, Pavlov percebeu que o mesmo salivava automaticamente (resposta não condicionada) sempre que via a comida (estímulo não condicionante). Pavlov acrescenta ruídos à chegada da comida, assim, depois de algumas repetições o cão salivava (resposta condicionada) ao ouvir os ruídos – ou quaisquer que fossem os estímulos – (estímulo condicionante).
B.F. Skinner: Behaviorismo Radical. Skinner dizia que: “Com certo controle social nós podemos criar uma nova raça de seres humanos”. Seus sujeitos de estudo foram pombos e ele acreditava ser possível ensinar as mesmas coisas às pessoas, uma vez que, Skinner fez experimentos complexos com os pombos. Acreditando que com as ferramentas corretas é possível prever e moldar o comportamento, em que o ambiente é tudo.
O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até este associar a necessidade à ação, ou seja, é a aprendizagem de um novo comportamento (consequência), chamado de modelagem. Como instrumento fundamental da modelagem, temos:
Reforço positivo (se o comportamento for agradável, sua frequência vai aumentar);
Ex: Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio.
Reforço negativo ou punição (se o comportamento for desagradável a sua frequência vai diminuir);

Relacionados