Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA




CURSO DE PEDAGOGIA





















RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO E

COORDENAÇÃO.
















Lauro de Freitas


2012.2



Ana Cristina do Espírito Santo



















RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO

E COORDENAÇÃO.Relatório apresentado para conclusão da disciplina Estágio Curricular em Gestão e Coordenação, 8º. Semestre, do Curso de Pedagogia da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME/Lauro de Freitas, sob Orientação da profª Maildes Fonseca.








Lauro de Freitas


2012.2



1.0 – INTRODUÇÃO

Enquanto futuro educador éfundamental desmistificar conceitos pré-definidos em relação à práxis pedagógica, participando do processo de ensino e aprendizagem de forma coerente, pensando na prática educativa com responsabilidade e senso crítico nas suas respectivas ações.

Antes de qualquer coisa, é importante que o graduando (a) experimente sensações de como conduzir uma turma, resolver os problemas pedagógicos inseridosnela e conhecer de fato a vida de seus alunos, então se pode dizer que passando por essa fase poderá encontrar sua verdadeira essência de educador. Assim, construirá sua identidade profissional, se percebendo também como um sujeito formador de opiniões.

Estagiário vivencia um processo com todas as suas etapas de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação num espaço detempo definida com começo, meio e fim, [...]. Desenvolve a atitude de autonomia e criatividade dos estagiários uma vez que possibilita a descoberta de espaço intervenção significativa para sua formação e para as escolas (Pimenta, 2004, p.228).




O estágio é uma experiência muito importante durante a formação docente, de modo que contribui significativamente para o crescimento e amadurecimentopessoal e profissional do acadêmico em formação. Sendo assim, o diálogo com profissionais atuantes, anterior à prática do estágio, é uma forte contribuição para entender a realidade escolar e o funcionamento da instituição educacional.

Poder observar a prática de um profissional mais experiente coopera para edificar a autoconfiança necessária ao momento da regência, e favorece ointercambio de experiências e descobertas da prática pedagógica do educador. Assim como, é um momento que propicia ao educando verificar os conhecimentos estudados, refletidos e adquiridos no período de formação acadêmica.

É importante considerar o estágio como um período de estudo e pesquisa, no qual se têm a oportunidade de observar, analisar, praticar e sobre tudo refletir sobre os erros eacertos vivenciados no cotidiano da sala de aula. No entanto, para que esta experiência apresente resultados significativos ao estagiário em formação é fundamental a orientação e participação do professor orientador, apoiando desde os primeiros traços deste trabalho.

As experiências vividas durante o estágio favorecem muito ao aprendizado, ao mesmo tempo em que é necessário e surpreendente.Embora, o período seja curto, provoca desafios o que permite o desenvolvimento do educando.

Contudo, o período de estágio foi marcado por aprendizagens e experiências que vão além da formação profissional, ampliando para uma perspectiva com abordagens mais complexas que envolvem questões importantes para a formação do futuro educador. Embora tenha sido realizado num período curto, foipossível compreender e analisar as posturas dos profissionais da escola e coordenação, a forma que os alunos se comportam no cotidiano escolar.

A proposta de orientação vocacional profissional é muito importante considerando que há uma grande quantidade de jovens que, ao terminar o ensino médio, carecem de uma orientação para efetuar uma escolha profissional. A maioria dos jovens ainda se...
tracking img