BEHAVIORISMO

454 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
17 abr. 2015 - RIO NEGRINHO

A INFLUENCIA DO BEHAVIORISMO NAS RELAÇOES HUMANAS NO TRABALHO.
FERNANDO DE AGUIAR

No livro Introdução a Teoria geral da Administração do autor Idalberto Chiavenato, apresenta a função Behaviorista com forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa. Busca novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para o problema organizacional, a maneira que o indivíduo reage a suas intervenções ao meio de trabalho, aos estímulos que recebe e faz a ter seus interesses e desejos maiores para uma organização mais fluente.
A abordagem behaviorista tem a importância de organizar e otimizar as relações humanas buscando conhecimento nas atividades e sentimentos dos diversos grupos, visualizando amplamente as reações e assim chegando ao ponto de dar estímulos. O trabalhador até então era tratado como uma ferramenta ou forma mecânica de uma empresa ou grupo pela qual faz parte. O estimulo é uma forma de energia física e mental, produz descrições do fenômeno social que nem sempre são aceitas na maioria das vezes, se forem aplicadas corretamente pode ter um bom aproveitamento, beneficiando ambas as partes.
Behaviorismo em inglês significa Behavior, buscar compreender o comportamento humano em suas diversas áreas, responsabilidade, fatores de produtividade, com esse padrão especifico que estuda o comportamento analisa as decisões, organiza racionalmente buscando atos para o conhecimento e aperfeiçoamento com hábitos e valores visando uma melhor forma administrativa e trabalhista em seus meios.
Segundo Motta (1945) demonstrou que as pesquisa de Rensis Likert, tem grande importância supervisores dedicando-se com empenho a formação de grupo é bem sucedida demostram que os trabalhos tenham rendimentos, assumindo as responsabilidades necessárias e desenvolvendo capacidades.
McGregor com sua teoria X e Y,

Relacionados