Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade anhanguera de brasília
Nomes: Karen Cristina e Mariana
RA: 6268240543



Behaviorismo

É um ramo da psicologia que estuda o comportamento.

A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta. De acordo com o pensamento comportamentalista, a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos eeventos nas ciências naturais e nas exatas.

John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo , ao publicar, em 1913, o artigo "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. Watson era umdefensor da importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo. Os seus estudos basearam-se no condicionamento clássico, conceito desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936), que ganhou o Premio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre a atividade digestiva dos cães. Pavlov descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum somou gesto à "chegada de comida" - ver a clássica experiência do cachorro de Pavlov. A este fenômeno de associação ele denominou de condicionamento clássico. A partir das descobertas de Pavlov, tornou-se possível a investigação empírica da relação entre o organismo e o meio.

O behaviorismo tem as suas raízes nos trabalhos pioneiros de Watson e Pavlov, mas a criação dos princípios e da teoriaem si foi da responsabilidade do psicólogo americano Burruhs Skinner (1953), que se tornou o representante mais importante da escola comportamental, ao descrever o sistema do condicionamento operante (a quando da sua experiência do rato na caixa de Skinner). O condicionamento operante explica que quando após um comportamento ou atitude é seguida a apresentação de um reforço (agradável), aquelaresposta (comportamento) tem maior probabilidade de se repetir. Joseph Wolpe (1958) e os seus estudos realizados na África do Sul também deram origem a uma série de métodos de tratamentos comportamentais. Outro contributo muito importante para o comportamentalismo, foi a aprendizagem social de Albert Bandura (1977), que defendia que em situações sociais, o ser humano aprende essencialmente através daimitação, observação e reprodução dos comportamentos dos outros. Para Brandura era possível apreender uma variedade de comportamentos, do mais simples ao mais complexo, sem que os tenhamos que experimentar.

Os três postulados centrais do Behaviorismo são:

* A Psicologia é a ciência do comportamento, e não a ciência da mente.
* O comportamento pode ser descrito e explicado sem recorrer aosesquemas mentais ou aos esquemas psicológicos internos.
* A fonte dos comportamentos é o ambiente (que pode ser inclusive os órgãos internos) e não a "mente" interna individual.


Histórico

1903: início das formulações com base em pesquisas com animais
1908: divulgação dos resultados de suas pesquisas numa conferência realizada no
departamento de Psicologia na Yale University. Nessa épocaele já defendia uma
espécie de Behaviorismo, porém enfatizando o seu caráter descritivo, não tentando
explicar os comportamentos
1912: Watson fez conferências públicas sobre um modelo mais aperfeiçoado de
Behaviorismo
1913: publicação do artigo, considerado como manifesto do Behaviorismo
1913: publicação de outro artigo: “Image and affection in behavior”
1914: Watson escreve sobre oBehaviorismo como um princípio metodológico definitivo
e que poderia / deveria ser seguido pela comunidade científica como escola
psicológica.
1919: Publicação de “Psychology from the standpoint of a behaviorist”
1925: Publicação de “Behaviorism”.
1928: Publicação de “The ways of Behaviorism”.
1928: Publicação de “Psychological care of the infant and child”.
Apesar da previsão de Harrell &...
tracking img