Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Behaviorismo

O Behaviorismo chega para romper com os enfoques prescritivos das teorias anteriores.
Com o behaviorismo deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia ampliando o campo dateoria.
Dentro do núcleo da administração o behaviorismo trouxe uma maior compreensão organizacional, por meio de informações mais explicitas e realistas que abrangem desde a parte comportamental,organizacional e processual da empresa atingindo a todos da equipe de modo individual e grupal.

Origem

Originou-se com a oposição da Teoria das Relações Humanas em relação a Teoria Clássica,rejeitado a concepção ingênua, de que somente a satisfação do trabalhador gerava uma maior eficiência.

É Importante ressaltar que behaviorismo na teoria das organizações não deve ser confundido com otrabalho de psicologia de Watson, apesar de que a ênfase do comportamento é mesma.
O movimento behaviorista de Watson deu origem (de modo geral) a psicologia social. F. H. Allport. Usar o métodoestimulo-resposta acaba por não produzir o efeito positivo, já que muitas vezes quando o estimulo finaliza as resposta finalizam na mesma constância.
O estimulo pode ser controlado de modo cientifico,mas não socialmente , com isso tornase difícil identificar quais são os estímulos sociais. É possível controlar os estímulos de acordo com as respostas, porem no meio social é difícil prever de modosatisfatório, pois não tem como identificar a resposta do individuo.
O behaviorismo enxerga de modo insatisfatório o modo como a teoria clássica impunham seus princípios rígidos, deixando de lado orelacionamento com as pessoas, seus hábitos e até mesmo esquecendo que elas possuem valores e conhecimento.
Os behavioristas surge com intuito de transformar as ideias mecanizadas e preconcebidas daEscola de Relações Humanas em um novo padrão de teorias administrativas que visa analisar o comportamento humano nas administrações , bem como os tipos e lideranças e como os liderados se colocam...
tracking img