BEHAVIORISMO

1407 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DA BAHIA

Trabalho de Psicologia Geralsobre o Behavorismo e seus tópicos.

Professora Luciene Barros

SALVADOR
2014

SUMÁRIO:

RESUMO
INTRODUÇÃO
A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
O CONDICIONAMENTO RESPONDENTE
O CONDICIONAMENTO OPERANTE
REFORÇO
EXTINÇÃO
GENERALIZAÇÃO
DISCRIMINAÇÃO
BEHAVIORISMO: SUA APLICAÇÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA

RESUMO:
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo (1913) que apresentava o título "Psicologia como os behavioristas a veem". O termo inglês behavior significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de behaviorismo. Mas, também utilizamos outros nomes para designá-la, como comportamentismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.
Watson, postulando então o comportamento como objeto da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando. Um objeto observável, mensurável, que podia ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos. Essas características eram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com sua tradição filosófica.
É importante esclarecer, desde o início, que o Behaviorismo, apesar de colocar o comportamento como o objeto da Psicologia, considera que "só quando se começa a relacionar os aspectos do comportamento com os do meio é que há a possibilidade de existir umas psicologias científicas"
INTRODUÇÃO
O Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre. Mas como comportamento e meio são termos amplos demais para poderem ser úteis para uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos de estímulo e resposta (teoria SR abreviatura dos termos latinos estímulos e Responisio).

Relacionados