BEHAVIORISMO

471 palavras 2 páginas
Behavorismo
Shultz ,Ana Bock

O movimento na direção do funcionalismo era mais evolucionário do que revolucionário, os funcionalistas tinha como intenção em não consistir ou acabar com a ordem estabelecida por Wundt e Titchener.
No ano de 1913 foi marcado uma declaração de guerra, com o surgimento de uma onda de protestos no qual o intuito era dilacerar as visões antigas, buscando uma ruptura com as posições, seus líderes não desejavam modificar o passado e nem manter uma relação com ele. Esse movimento revolucionário chamava-se behaviorismo e foi movido pelo psicólogo John B. Watson.
O termo inglês behavior significa “comportamento”, por isso, para denominar essas tendências teórica, usamos Behaviorismo e também, comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento.
O comportamento como objetivo da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência.
Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo(suas respostas) e o ambiente(as estimulações).
As premissas básicas do behaviorismo eram simples, diretas e ousadas Watson buscava uma psicologia cientifica que lidasse exclusivamente com os atos comportamentais observáveis e passíveis de descrição objetiva. Watson afirmava que a consciência não tinha o menor valor para a psicologia do comportamento,rejeitando veemente esse conceito, além disso,alegava que ninguém havia visto,tocado,cheirado,experimentado ou transferido de uma lugar a outro a consciência.
O mesmo organizou e promoveu as idéias e as questões já aceitáveis para o Zeitgeist intelectual, assim são estes alguns dos principais conceitos reunidos por Watson para formar seu sistema de

Relacionados