Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Explique o que significa o termo behaviorismo radical. Porque essa teoria não considera um traço de personalidade como um construto teórico aceitável? Como o behaviorismo radical explica as diferenças individuais?
Behaviorismo radical está associado ao fato de o comportamento ser influenciado por seus efeitos, isso acontece por reforços ou por punição. Skinner argumentava que o comportamentodos indivíduos são influenciadas por forças externas e não internamente segundo explicam algumas teorias. Desta maneira, denomina-lo behaviorismo, para distingui-lo das teorias da aprendizagem que inclui algumas causas internas para o comportamento. Para muitos behavioristas modernos, essa recusa radical de considerar as variáveis intervenientes e desnecessárias impede o desenvolvimento dateoria psicológica.

2) Que observações constituem dados apropriados para uma teoria psicológica cientifica, de acordo com Skinner? Como esses dados diferem dos escores de testes de personalidades ou transcrições de psicoterapias?
Essa abordagem centra-se na virtude e no controle de comportamentos manifestos observáveis. Segundo Skinner os traços de personalidades internos estão interligados ascausas do comportamento. Ele argumentava ainda que o processo cientifico na psicologia exigia o abandono do mentalismo, que explica o comportamento em termos de estados mentais.

3) Resuma os princípios básicos de condicionamento operante ou seja, como o reforço a punição e a extinção influenciam o ritmo de respostas?
Há duas maneiras de aumentar a frequência de uma resposta: reforço positivo ereforço negativo e há duas maneiras de diminuir a frequência de uma resposta: punição e extinção. Por vezes um indivíduo pode fazer algo com mais frequência a fim de aumentar os resultados positivos, ou fazer algo com frequência para diminuir os resultados negativos. A punição, está associada a resultados negativos (punitivos ao indivíduo) que por sua vez tende a diminuir executar tais ações queprovocam este tipo de resultado. Ou deixa simplesmente de executar tal comportamento provocando assim o que chamamos de extinção.

04) Explique a diferença entre um reforçador positivo, um reforçador negativo e a punição.
Reforço positivo é qualquer estimulo cuja apresentação fortalece o comportamento em relação a qual se torna contingente. Há um aumento ao ritmo de resposta comparado com oritmo de base. O reforço negativo, é qualquer estimulo cuja evitação fortalece o comportamento. A punição, é um estimulo que quando apresentado de modo contingente após uma resposta, reduz o ritmo dessa resposta.

5) Descreva o modo como a modelagem constrói novos comportamentos.
Segundo Skinner para aumentar a frequência de um comportamento, que tem um ritmo de base zero, são necessáriosprocedimentos especiais, pois, em ultima estância, é impossível reforçar uma resposta que não ocorre. Argumentava que os novos comportamentos na vida de uma pessoa não são totalmente novos, mas construídos a partir de comportamentos anteriores. A moldagem envolve o reforço de aproximações sucessivas de respostas desejadas. Quando uma resposta é reforçada , a tendência é que ela se repita com maisfrequência.

06) Explique a aprendizagem da discriminação. Elabore um exemplo para demonstrar como esse tipo de comportamento poderia ajudar alguém a lidar com um ambiente particular.
A discriminação se refere a capacidade de um individuo perceber a distintos estímulos e dessa forma, dar respostas diferentes a cada e um deles. Ou seja, o indivíduo pode agir de uma maneira em um lugar e de outraforma em outro. Isto depende da situação em que ele se encontra. Responder a estímulos discriminativos é um aspecto essencial do comportamento adaptativo.
Exemplo:
Um jovem que ao dirigir prudentemente chega com segurança em casa. No caso de correr muito, ele poderá se envolver em um acidente. Assim, dirigir em alta velocidade se torna um SD para o comportamento desse jovem.

07) Explique a...
tracking img