Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentado à disciplina de psicologia
para obtenção parcial da segunda nota
Psicologia da personalidade

São Luis-Ma
2012

BEHAVIORISMO
Ciências do comportamento, dentro da psicologia tendo finalidade compreender o comportamento para poder prevê-lo e até modificá-lo, quanto necessário. Seus estudiosos tem sido chamados comportamentistas ou behaviorista, pois em inglês apalavra correspondente a comportamento é behavior. Tem como primeiro psicólogo o cientista americano Jonh B.Watson, em 1912.
De acordo com essa escola o comportamento tem sido definido como “o conjunto das reações ou respostas que um organismo apresenta às estimulações do ambiente”. Onde todo o organismo está continuamente recebendo estimulações do ambiente e reagindo a elas. Com isso os cientistasafirmam que o organismo vive em um constante processo de interação com seu ambiente. As relações que mantemos com o mundo que nos rodeia são de dar-e-receber. Recebemos inúmeras estimulações e damos respostas a elas.
As premissas básicas do behaviorismo de Watson eram simples, diretas e ousadas. Ele buscava uma psicologia científica que lidasse exclusivamente com os atos comportamentaisobserváveis e passíveis de descrição objetiva, por exemplo, em termos de "estímulo" e "resposta". Além disso, a psicologia de Watson rejeitava qualquer termo ou conceito mentalista. Na sua visão, palavras como"imagem", "sensação", "mente" e "consciência" adotadas desde a época da filosofia mentalista.

Watson afirmava que a consciência não tinha o menor valor para a psicologia do comportamento, rejeitandoveemente esse conceito. Além disso, alegava que ninguém jamais "havia visto, tocado, cheirado, experimentado ou transferido de um lugar para outro a consciência. A sua definição não passa de mera suposição tão improvável quanto o conceito de alma". Desse modo, a introspecção, que pressupunha a existência do processo consciente, era irrelevante e sem valor para a ciência do comportamento. 

Nãofoi Watson quem deu origem a essas idéias básicas do movimento behaviorista; elas já vinham sendo desenvolvidas há algum tempo, tanto na psicologia quanto na biologia. Como qualquer outro fundador, Watson organizou e promoveu as questões aceitáveis para o Zeitgeist intelectual. Assim, são estes alguns dos principais conceitos reunidos por Watson para formar seu sistema de psicologiabehaviorista:a tradição filosófica objetivista e mecanicista, a psicologia animal e a psicologia funcional.
 
Quando Watson começou a trabalhar com o behaviorismo, as suas idéias, já tão impregnadas pelas influências objetivistas, mecanicistas e materialistas, deram origem a um novo tipo de psicologia - disciplina que excluía a consciência, a mente ou a alma, com enfoque apenas em algo visível, audível oupalpável. O resultado foi uma ciência do comportamento que enxergava o ser humano como uma máquina.
As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Quando um padrão particular Estímulo-Resposta (S-R) é reforçado (recompensado), o indivíduo é condicionado a reagir. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novocomportamento, um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada. Pode ser um elogio, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente. A teoria também cobre reforços negativos, uma ação que evita uma conseqüência indesejada.

Ivan Pavlov

O experimento de Pavlovconsistiu em condicionar um cão que ao ver o alimento e posteriormente ao ouvir o som de uma campainha, salivava. A simples idéia da carne já provocava no cão uma reação orgânica que era visível através da salivação, fortalecendo assim, a idéia de que era possível condicionar o comportamento animal e posteriormente o humano.

Teorizou que o comportamento estava condicionado a esses sinais, que...
tracking img