Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO

A primeira definição de psicologia surgiu com os gregos e estava ligada com o estudo da alma. “para Aristóteles, a psyché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma” (ANA BOCK, 2002, p.33). Os temas e os problemas da psicologia eram estudados exclusivamente pela filosofia, após o século XIX começaram a serinvestigada pela ciência, esta vinha se desenvolvendo a partir do movimento cartesiano e da teoria positivista de Comte.
A fase cientifica da psicologia surgiu com Descartes, através do método cartesiano que parti do princípio que antes de aceitar qualquer verdade, deve-se indagar e argumentar para assim tentar explicar ou provar tudo quilo que se duvidou. Portanto, a dúvida seria o instrumento doconhecimento, por isso a sua frase celebre “penso, logo existo”. Além disso, acreditava-se no dualismo mente x corpo em que através da mente as sensações, instintos e imaginação poderiam influenciar as atividades do corpo. A questão das ideias inatas discutidas por Descartes, essa corrente considera somente importantes os fatores genéticos e biológicos, ou seja, aquilo que é hereditário, eles criamque o ambiente não interfere no comportamento do indivíduo. Ainda consideram o corpo uma máquina assim cultua o materialismo cientifico.
Vários pensadores com Thomas Hobbes, John Locke, David Hume e George Berkeley contestaram e negaram o inatismo, com a utilização dom método empirista que defendia a obtenção do conhecimento através da experiência e da observação.
Nessa época a anatomia e afisiologia seguiam caminhos importantes para a psicologia, a partir de descobertas envolvendo o cérebro. Esses estudos levantaram teorias sobre o comportamento humano e sobre o sistema nervoso central.
Entretanto, foi só em 1879, coma criação, em Leipzig, do primeiro laboratório de psicologia por W Wundt, que admitiu realmente o nascimento da psicologia fisiológica. O método usado, consideradoexperimental, constituía apenas um tipo de introspecção- o sujeito era treinado para comunicar ao psicólogo suas impressões e este se transformava em mero observador de comportamentos expressos. Anos depois, compreender-se-ia que seta psicologia pseudo-empírica dos alemães correspondia a uma psicologia metafísica, trasvestida pala introspecção (IRIS BARBOSA GOULART, 2009, p.38).
Portanto, a introspecçãoconsiste na observação das ações dos indivíduos para definir o responsável pelo seu comportamento. A corrente positivista se opõe a esse método psicológico, pois alega no seguinte trecho:
( ... )O homem não poderá observar diretamente suas operações intelectuais; se observar os órgãos responsáveis por estas operações, cairá no domínio da fisiologia e se observar os resultados das operaçõesintelectuais entrará no domínio da filosofia das ciências(IRIS BARBOSA GOULART, 2009, p.40).
Dessa forma, o positivismo vai influenciar para um novo caminho a psicologia cientifica que vai passar a estudar os atos comportamentais observáveis e passiveis de descrição objetiva, além de não aceitar a introspecção, a rejeição do conceito mentalista que persistia desde a Idade Média em que as faculdadesou capacidades da alma causavam e explicavam os comportamentos humanos.
O ambientalismo americano reforçou esse novo caminho que a psicologia cientifica estava tomando, responsabilizava o meio ambiente pela conduta humana, as mudanças sociais em 1960, interferiram a ratificar esse conceito. “Implícito nessa mudança, estava o reconhecimento de que, numa sociedade complexa e pluralista, osindivíduos nem sempre são responsáveis por seu próprio destino - forças alheias ao seu controle podem determinar o comportamento das pessoas”. (IRIS BARBOSA GOULART, 2009, p.38).
O termo behaviorismo significa comportamento em inglês, e considerado um sistema na psicologia que teve inicio com John B. Watson e Ivan Pavlov que defende o condicionamento reflexo, sendo um processo de aprendizagem e...
tracking img