Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre Behavorismo e Gestalt

BEHAVORISMO:
behaviorismo - uma abordagem que apresenta teorias comportamentalistas. Um comportamento ocorre mediante um estímulo.

Behaviorismo(Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), Comportamentalismo, Análise do Comportamento ou Psicologia Objetiva. É o conjunto das teorias psicológicas que postulam ocomportamento como único, ou ao menos mais desejável, objeto de estudo da Psicologia. Os behavioristas afirmam que os processos mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, depouca utilidade para a Psicologia empírica.

Tem como objeto da psicologia, os comportamentos observáveis, em que as principais variáveis são os estímulos e as respostas. Através da aprendizagem éativado o mecanismo de modificação dos comportamentos.

GESTALT :
A Teoria Gestalt está inserida na abordagem cognitivista. Os cognitivistas consideravam os processos mentais, Os processos mentaisassumem uma posição mediadora entre estímulos e respostas. Se ocupou com o estudo da aprendizagem baseada na percepção humana,
A Gestalt ou psicologia da forma, surgiu no início do século XX e,diferente da gestalt-terapia, criada por Fritz Perls na década de 40, trabalha com dois conceitos: supersoma e transponibilidade.

Supersoma:
De acordo com a teoria gestáltica, não se pode terconhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias":as letras r, o, s, a não constituem apenas uma palavra em nossas mentes: "(...) evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas às letras."Transponibilidade:
Segundo o critério da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai: "(...)uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico,...
tracking img