Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
1- Quem é fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa teoria?
O behaviorismo foi fundado pelo o a americano John B Watson, as denominações são :comportamentalismo , teoria comportamental , análise e experimental do comportamento .

2- Qual é o objetivo da psicologia da behaviorista?
O comportamento, que era o que os psicólogos da épocabuscavam. E apesar de colocar o comportamento como objetivo da psicologia, considera que ‘’só quando se começa a relacionar os aspetos do comportamento com os do meio é que há a possibilidade de existiruma psicologia científica.

3- Como o individuo é estudado pelos behavioristas?
O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja,como produto das associações estabelecidas durante sua vida entre estímulos e respostas.

4- Qual o mais importante teórico behaviorista?
O behaviorismo de Skinner, conhecido como análiseexperimental do comportamento.

5- O que é comportamento reflexo ou respondente? Exemplos.
O comportamento reflexo ou respondente é o comportamento não voluntário e inclui respostas que sãoproduzidas por modificações especiais de estímulos do ambiente. Por exemplo, a contração das pupilas quando olhamos para uma luz forte, a salivação quando uma gota de limão é colocada sobre a ponta da língua,o arrepio da pele quando o frio nos atinge.

6- O que é comportamento operante? Exemplos, como se condiciona esse comportamento?
O comportamento operante é o comportamento voluntario e abrangeuma quantidade muito maior da atividade humana; como por exemplo, os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar os objetos, olhar os efeitos do berço, até os comportamentos mais sofisticados que oadulto apresenta. O condicionamento deste comportamento tem seus fundamentos, segundo Keller, em essência, essa lei enuncia que “um ato pode ser alterado na sua força pelas suas consequências”. Por...
tracking img