Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO - Estudo do comportamento


O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson em um artigo no ano de 1913. O termo inglês "behavior" significa comportamento, por isso podemos utilizar outros nomes para designar como comportamentismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.
O comportamento como objeto da psicologia dava a esta ciência aconsistência que os psicólogos da época vinham buscando. Um objeto observável, mensurável, que podia ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos, podendo assim alcançar o status de ciência.
O Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre, porém como comportamento e meio são termos amplos demais para poderem ser úteispara uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos de estímulo e resposta.
Estímulo e resposta são as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento.
O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto das associações estabelecida durantesua vida entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais).
O mais importante behaviorista que sucedeu Watson foi B. F. Skinner. A base da corrente skinneriana está na formulação do condicionamento operante.

Condicionamento Respondente
O comportamento reflexo é um comportamento involuntário e inclui as respostas que são produzidas por modificações especiais de estímulos doambiente.
Skinner concentrou seus estudos na possibilidade de condicionar os comportamentos operantes.

Condicionamento Operante
O comportamento operante é o comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana. Esse comportamento inclui todos os movimentos de um organismo dos quais possa dizer que, em algum momento, têm um efeito sobre ou fazem algo ao mundo emredor. Esse estímulo reforçador é chamado de reforço, e é mantido o termo estímulo por ser ele o responsável pela ação, apesar de ocorrer depois do comportamento.



Reforço
O reforço pode ser negativo ou positivo. O reforço positivo é aquele que, quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o precede. O reforço negativo é aquele que fortalece a resposta que o remove.
O reforçopositivo oferece alguma coisa ao organismo; o negativo permite a retirada de algo indesejável.

Extinção
Assim como podemos instalar comportamentos, podemos "descondicionar" uma resposta. Skinner trabalhou nesse processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados e denominou-o extinção.
Outra forma de extinção do comportamento é a chamada punição. A extinção, pela suspensãodo reforço é uma maneira de "eliminar" uma resposta.
Não se pode confundir reforçamento negativo com punição. No reforço negativo um comportamento está sendo instalado para evitar o estímulo desagradável; na punição um determinado comportamento estará sendo eliminado através da emissão de um estímulo aversivo.

Generalização
Este conceito completa a nossa compreensão de teoria do reforço comouma teoria de aprendizagem.
Quando estamos treinados para emitir uma determinada resposta, em uma dada situação, poderemos emitir esta mesma resposta resposta em situações onde percebemos uma semelhança entre os estímulos.
Esse princípio da generalização é fundamental quando pensamos na aprendizagem escolar.

Discriminação
Se a generalização é a capacidade de percebermos semelhanças entreestímulos e responder de maneira semelhante ou igual a todos eles, a discriminação é o processo inverso, é a capacidade que temos de perceber diferenças entre estímulos e responder diretamente a cada um deles.

A QUESTÃO DO CONTROLE

Subestimamos o fato de que o comportamento humano é uma forma de controle. Uma pessoa age sobre o meio e aquilo que obtém é essencial para a sua sobrevivência e...
tracking img