Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo inglês Behavior ,que significa comportamento, foi originado por John B. Watson em um artigo em 1913. Também com outras denominações, Watson postulou o comportamento como objeto dapsicologia. Objeto observável, mensurável que podia ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos. O behaviorismo dedicou-se em seus estudos a releção que este mantém com o meio ambienteonde ocorre. Através dessa teoria os psicólogos chegaram aos conceitos de estímulo e resposta, que são o ponto de partida para uma ciência do comportamento.
Um dos mais importantes sucessores deWatson, foi Skinner, o responsável pelo avanço da análise do comportamento, onde a base da corrente está no condicionamento operante, que por sua vez será introduzido através das noções de comportamentoreflexo e condicionamento respondente. O primeiro é o comportamento não voluntário, e inclui as respostas por estímulos do ambiente, ex: o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge. Nocondicionamento respondente, Skinner acredita que essa espécie de Condicionamento desempenha pequeno papel na maior parte do comportamento do ser humano e se interessa pouco por ele.
O condicionamento operante éo comportamento voluntário, inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou que operam nele. Como diz Keller “ inclui todos os movimentos de um organismo dos quaisse possa dizer que, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor...” Este condicionamento operante pode ser representado da seguinte forma: R (resposta) > S (estímuloreforçador).
O estímulo reforçador é chamado de reforço podendo ser positivo ou negativo. O reforço positivo é aquele que , quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o precede, o reforçonegativo, fortalece a resposta que o remove. O reforçamento positivo oferece algo ao organismo, o negativo permite a retirada de algo indesejável.
Skinner, associou juntamente no processo de...
tracking img