Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
PROFOP – PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÒGICA
DISCIPLINA: PSICÓLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: FABRICIO RODRIGUES DE MOURA

PAULO SOUZA SANTOS

PRINCIPAIS CONCEITOS DO BEHAVIORISMO

CAMPO MOURÃO
2012
BEHAVIORISMO

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson em 1913, o behaviorismovem do termo inglês behavior que significa “comportamento” e fundamenta-se em uma das leis mais famosas do behaviorismo metodológico que é a de Pavlov: o condicionamento, ou o reflexo incondicionado que consiste, em respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente ex. contração das pupilas quando há luz forte sobre os olhos.
Aprofundando e ampliando tais noções, Watsonchega ao conceito de reflexo condicionado que consiste em interações estímulo-resposta, ambiente-sujeito nas quais o organismo é levado a responder a estímulos que antes não respondia. Isso se dá em função de um pareamento de estímulos, como por exemplo: imergir a mão na água gelada e ouvir o som de uma campainha repetidas vezes. Depois de certo tempo, a mudança de temperatura nas mãos poderá sereliciada apenas pelo som da campainha, isto é, sem a necessidade de imersão das mãos. Sendo assim, o Behaviorismo dedica se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (respostas) e o ambiente (estimulações).
Depois de Watson o mais importante behaviorista foi B. F. Skinner (1904-1990), que influenciado pormuitos psicólogos americanos e de outros países onde a Psicologia americana tem grande influencia como no Brasil. Skinner criou, na década de 40, o termo Behaviorismo Radical, sendo uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. E sua base está na formulação do comportamento operante.
Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana enegou também à realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se à concepção de Watson, que não entendia seus estudos aos fenômenos mentais em razão das limitações da metodologia, não por eles serem irreais. Em suma, ele acredita que o individuo é um ser único, homogêneo e não um todo como corpo e mente.
Devido à sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou amaioria de suas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Onde, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, umabolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Logo após o rato ter fornecido essa resposta esperada o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que não fazem parte do repertório comportamental do rato. Oque por seguinte levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.

PRINCIPAIS CONCEITOS DO BEHAVIORISMO

Reforços: Positivo e Negativo

De acordo com o conceito Skinner, a recompensa é representada pela palavra “reforço”. O reforço pode ser qualquer evento que aumente a freqüência de uma reação precedente (Myers, 1999). Desta forma, o reforço podeabranger uma série de ações, como um elogio ou uma salva de palmas, por exemplo. Ou ser permitido a uma pessoa ter um momento de folga após a execução de uma tarefa maçante.
Entretanto, existem dois tipos básicos de reforço, o positivo e o negativo. O positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura de ocorrência de resposta, ou seja, capaz de fortalecer uma reação quando se oferece um...
tracking img