Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O BEHAVIORISMO

    A Influência da Psicologia Animal no Behaviorismo

    Edward Lee THORNDIKE (1874-1949) 
    Thorndike é um dos mais importantes pesquisadores no desenvolvimento da Psicologia animal. Ele elaborou uma teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem que se concentra no comportamento manifesto. Acreditava que a Psicologia tem de estudar o comportamento e não os elementosmentais ou experiências conscientes de qualquer espécie 
    Thorndike criou uma abordagem experimental que designou de Conexionismo, pois se concentrou nas conexões entre situações e respostas, e alegando que a aprendizagem não envolve uma reflexão consciente. As suas conclusões derivam das pesquisas que fez utilizando uma caixa-problema, em que um animal era colocado na caixa e tinha de aprender aoperar uma alavanca para sair. 
    Os estudos de Thorndike com gatos envolviam a colocação de um gato privado de alimento na caixa. Colocava-se comida fora dela como recompensa para a fuga e o gato tinha de puxar a alavanca para sair da caixa e atingir o alimento. Inicialmente o gato exibia um comportamento algo caótico, empurrando, farejando, dando patadas… mas acabava por descobrir ocomportamento correto e a porta abria-se. Na primeira tentativa, este comportamento ocorria por acaso, em tentativas subseqüentes os comportamentos aleatórios iam sendo cada vez menos exibidos, até a aprendizagem se completar, ou seja, depois de colocado na caixa, o gato dirigia-se logo à alavanca, acionando-a. Thorndike concluiu que tendências de resposta mal sucedidas (as que não faziam com que o gatosaísse da caixa) iam sendo menos freqüentes, enquanto que as respostas que levavam ao êxito eram incorporadas - Aprendizagem por Tentativa e Erro. A incorporação ou redução de uma dada resposta foi formalizada por Thorndike como a Lei do Efeito: "todo o ato que, numa dada situação, produz satisfação, fica associado a essa situação, de maneira que, quando a situação se repete, a ato tem maisprobabilidade de se repetir do que antes. Inversamente, todo o ato que, numa dada situação, produz desconforto, torna-se dissociado dessa situação, de maneira que, quando a situação se repete, o ato tem menos probabilidade de se repetir do que antes". Outra lei formulada e que vai de encontro com esta é a Lei do Exercício ou Lei do uso e do Desuso: "toda a resposta dada numa situação particular ficaassociada a essa situação. Quanto mais é usada na situação, tanto mais fortemente a resposta se associa com ela. Inversamente, o desuso prolongado da resposta tende a enfraquecer a associação". 
    As obras de Thorndike e de Pavlov são um exemplo de descobertas simultâneas independentes. Thorndike desenvolveu a Lei do Efeito, em 1898, e Pavlov fez uma proposta semelhante com a Lei do Reforço, em 1902,mas só muitos anos mais tarde se perceberam as suas semelhanças. 

Ivan Petrovitch PAVLOV (1849-1949) 
    Ivan Pavlov tirou o curso de ciências e ficou conhecido pelos seus estudos acerca dos reflexos condicionados e fisiologia da segregação gástrica. E é exatamente a estudar as secreções gástricas que descobre que, para além dos reflexos inatos (que se manifestam logo ao nascer), se podemdesenvolver no Homem e no animal, reflexos aprendidos. No decorrer de uma experiência, apercebe-se que o cão, não só salivava quando via o alimento - reflexo inato - mas também a outros sinais associados ao alimento como, por exemplo, os passos do treinador, ou o som de uma campainha - reflexo condicionado -, sendo o estímulo condicionado os passos do treinador, ou o som de uma campainha, porexemplo, e o estímulo não condicionado o alimento. 
    Ao considerar que a aprendizagem (ou condicionamento) só acontece se o estímulo condicionado for seguido do estímulo não condicionado (o alimento), formula a Lei do Reforço, ou seja, as respostas reforçadas são fortalecidas, enquanto que as respostas que o não são ficam enfraquecidas. 
    Para Pavlov, o que domina o espírito é a atividade do...
tracking img