Behaviorismo - tabela síntese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO

QUADRO SINTESE – BEHAVIORISMO

A) NOME DA CORRENTE/TEORIA

- Behaviorismo; vem do termo inglês “behavior” que significa comportamento. Também chamado de Comportamentalismo,Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.

B) AUTOR PRINCIPAL DA CORRENTE/FUNDADOR

- John Broadus Watson, 1878-1958; Behaviorismo.
- Burrhus FredericSkinner, 1904-1990; Behaviorismo radical
- Ivan Petrovich Pavlov, 1849-1936; estimuloresposta

C) FOCO PRINCIPAL DO ESTUDO DA CORRENTE/TEORIA

- Estimulo Resposta, o Behaviorismo dedica-se aoestudo das interações entre o individuo e o ambiente; as ações do individuo são respostas aos estímulos causados pelo ambiente onde vive, onde ele é criado. O comportamento é a base da Psicologia nateoria Behaviorista. E todo comportamento é adquirido durante a vida do individuo.

D) CONCEPÇÃO DA CORRENTE/TEORIA, QUANTO A(OS) ELEMENTO(S) QUE MAIS INFLUENCIA(M) O DESENVOLVIMENTO HUMANO

- “tudoque o homem é, ele aprende a ser”, a criança é um papel em branco, uma tabula rasa, nasce sem saber nada, podendo aprender muito, dependendo do ambiente onde vive e quais estímulos recebe. A influenciado ambiente sobre o individuo tem papel primordial na sua educação. Estímulos podem ser positivos (recompensa) ou negativos (castigos). O organismo responde a um estimulo de fora (respondente,reflexivo), ou de forma operante (voluntário) condicionado, realizando tarefas. O comportamento deve ser estudado como função de certas variáveis do meio. Qualquer bebê pode ser moldado, tal qual um pedaçode barro, através do uso das técnicas de condicionamento; o comportamento humano pode ser controlado. A estimulação do meio, sob forma de condicionamento, pode produzir qualquer comportamento.

E)FONTE DE CONHECIMENTO PARA O HOMEM

- Através da Teoria Comportamental foi possível transformar a Psicologia em uma ciência empírica. Foram utilizados experimentos feitos em diferentes sujeitos –...
tracking img