Behaviorismo radical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO RADICAL: origens e fundamentos
Edna Maria Peters Kahhale
O objetivo deste capítulo é analisar as concepções de mundo, de homem e a origem epistemológica do Behaviorismo Radical. O material utilizado consistiu de alguns escritos originais de Skinner e seguidores, que possibilitassem identificar a concepção de mundo, de homem e da relação sujeito-objeto desta linha teórica daPsicologia.


Primórdios e fundamentos
O Comportamentalismo, como linha dentro da Psicologia, tem como objeto principal o estudo do comportamento. Nos seus primórdios, estudava os atos que podiam ser descritos de modo objetivo mediante a observação. Desde seu surgimento, o conceito de comportamento e as formas de observá-lo foram se modificando. O estudo do comportamento tem sido chamado deBehaviorismo com três tendências, a saber: Behaviorismo Cognitivo, Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical. O Behaviorismo Cognitivo pressupõe que existe uma relação entre o mundo, como ambiente externo ao indivíduo, que desencadeia neste pensamentos e sentimentos que irão determinar seu comportamento no ambiente. Ou seja, há uma mediação entre o ambiente e o comportamento dos indivíduos; estamediação é a percepção e o significado atribuído por eles aos eventos ambientais. "O comportamento e afeio do indivíduo são largamente determinados pelo modo como ele estrutura o mundo, como olha para as coisas e como interpreta essas coisas" (Shinohara, 1997:3). O Behaviorismo Metodológico dá uma ênfase aos procedimentos de medida do comportamento na sua relação com o ambiente. Ficou conhecido como“Psicologia S-R", onde S operacionaliza o ambiente e R o comportamento (Matos, 1997:58). O Behaviorismo Radical afasta-se destas duas proposições anteriores ampliando a noção de comportamento e de ambiente: entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente, expresso pela tríplice contingência de reforçamento. O ambiente em que se encontra o homem determina e constrói ascaracterísticas que serão particulares a cada um.
O presente capítulo analisará somente o Behaviorismo Radical, pois ele responde de maneira mais abrangente questões implicadas no estudo do comportamento apontadas pelas duas outras tendências, tais como a noção de mediação, o dualismo mente/pensamento e corpo, a causalidade do comportamento. É uma corrente que supera as questões epistemológicas e metodológicascolocadas no início da constituição desta linha teórica.
O Comportamentalismo/Behaviorismo surgiu nos Estados Unidos da América com John Broadus Watson (1878-1958), que se dedicou a fundar uma nova escola de pensamento para a Psicologia, oficialmente conhecida através da publicação Psychology as the Behaviorist Views it (Watson, 1913). No início do século XX, os Estados Unidos da Américapassavam por um processo semelhante ao europeu, com expansões agrícolas, comerciais e industriais, propiciando um ambiente favorável a críticas ao mentalismo como explicação e à introspecção como forma de obtenção de dados passíveis de análise do comportamento humano. Três tendências marcantes influenciaram sua proposta: a concepção filosófica do empirismo/objetivismo e do mecanicismo; a psicologiaanimal e a psicologia funcional (Schultz & Schultz, 1992).
Métodos experimentais já estavam sendo usados nos Estados Unidos da América através do funcionalismo de William James. Pesquisas sobre aprendizagem animal já geravam dados aplicáveis ao aprendizado humano. Watson acreditava que analisando determinados comportamentos dos animais seria possível compreender determinados comportamentos dos sereshumanos. Suas críticas aos métodos de introspecção e à "antiga" Psicologia tiveram grande resultado. As pesquisas começaram a considerar os seres humanos de uma forma diferente da que estava sendo considerada antes. A Psicologia, para Watson, deveria ser a ciência do comportamento, um ramo experimental objetivo das ciências humanas. Descartaria todos os conceitos mentalistas, que postulavam...
tracking img