1. Para os Behavioristas qual o objeto de estudo da Psicologia e como ele é caracterizado?
A palavra behavior vem do inglês, e significa comportamento. Portanto, o objeto de estudo dos Behavioristas é o comportamento, a conduta humana. Seus principais ramos são o Behaviorismo Metodológico (também chamado de Clássico) e o Behaviorismo Radical.
Foram considerados os precursores desta vertente os fisiologistas russos Vladimir Mikhailovich Bechterev, em sua obra Psicologia Objetiva, e Ivan Petrovich Pavlov, através de seus diversos estudos na área, que culminaram no desenvolvimento do primeiro modelo de condicionamento do comportamento (conhecido comoreflexo condicionado). Seus trabalhos inspiraram posteriormente um manifesto escrito por John B. Watson, chamado “a Psicologia como um comportamentista a vê”. Neste manifesto, Watson pregava que, em vez dos processos mentais internos, que não são visíveis, a psicologia deveria dedicar-se a estudar o comportamento humano, que é mais passível de ser observado.
O comportamento geralmente é classificado pelas unidades analíticas RESPOSTAS e ESTÍMULOS, investigadas através da ciência conhecida como Análise Comportamental.

2. Explique o condicionamento respondente.
É um tipo de interação em que a resposta ocorre imediatamente após o estímulo. Todos oscomportamentos respondentes surgem involuntariamente e não são aprendidos, são universais. Subdivide-se em comprotamento condicionado e incondicionado.

2.1. Dê exemplos de condicionamento e comportamento respondente.
Quando pensamos em um limão, nossa boca saliva; quando sentimos vontade de urinar e ouvimos o barulho de água, a vontade aumenta; quando algo se aproxima do nosso olho, o fechamos.

3. Explique o condicionamento operante.
É um procedimento onde uma resposta é modelada no organismo, através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. Quando uma determinada resposta gera uma consequência, essa consequência reflete a probabilidade de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Behaviorismo - perguntas e respostas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Behaviorismo-Perguntas-e-Respostas/1002067.html

MLA

"Behaviorismo - perguntas e respostas" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Behaviorismo-Perguntas-e-Respostas/1002067.html>.

MLA 7

"Behaviorismo - perguntas e respostas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Behaviorismo-Perguntas-e-Respostas/1002067.html>.

CHICAGO

"Behaviorismo - perguntas e respostas." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Behaviorismo-Perguntas-e-Respostas/1002067.html.