Behaviorismo ou comportamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Behaviorismo ou Comportamentalismo

Nasceu no inicio do século XX, com os trabalhos de J.B. Watson. Essa escola da psicologia defende a importância dos fatores do meio ambiente sobre ocomportamento humano.

O Comportamentalismo incorporou-se a Administração a partir do momento em que passou a se interessar pelos fenômenos da motivação humana.

O Behaviorismo na Administração procuravaentender o ser humano como um ser complexo, dotado de necessidades, aptidão para aprender, habilidade lingüística e capacidade de colaborar e competir. Começava a reflexão de que o ser humano não era tãomesquinho e limitado como pregava a teoria Clássica e nem tão bom e ingênuo como defendia as teorias das Relações Humanas.

Para a Administração é fundamental conhecer as necessidades humanas ecompreender o comportamento dos membros da organização a fim de utilizar a motivação como importante instrumento para melhorar a gestão empresarial. Foi com esse entendimento surgiram vários autores quecolaboraram para a consolidação da teoria comportamentalista.

Abraham Maslow, com a Teoria da Hierarquia das Necessidades

Segundo ele, existe uma hierarquia de necessidades, uma pessoa só sepreocupa com o atendimento de uma necessidade, caso as necessidades mais básicas para a sobrevivência forem atendidas.

[pic]

O raciocínio de Maslow era o seguinte: um homem com fome(necessidadefisiológica) dificilmente vai se preocupar com aceitação grupal (necessidade social), é preciso satisfazer as necessidades mais baixas para que vá surgindo uma necessidade mais alta.

FrederickHerzberg, com a Teoria dos Dois Fatores

Ele aborda a questão das fontes de motivação, ele percebeu que as necessidades mais altas eram fatores de motivação, enquanto as necessidades localizadas maisabaixo da pirâmide eram fatores de insatisfação. Para aquelas necessidades básicas ele deu o nome de “fatores de higiene”. A conclusão é de que os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação, o...
tracking img