Behaviorismo ou comportamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Behaviorismo ou Comportamentalismo
Behaviorismo em psicologia ou comportamento. Fluxo de psicologia que defende a utilização de procedimentos estritamente experimentais para estudar o comportamento observável (o comportamento), considerando o ambiente como um conjunto de estímulo-resposta. A abordagem da psicologia behaviourist está enraizada no Inglês associação de filósofos, assim como aescola americana de psicologia conhecido como o funcionalismo e à teoria darwinista da evolução, tanto atuais como uma ênfase na concepção do indivíduo como um organismo que se adapta ao ambiente (ou atmosfera). 

O trabalho de Watson
O behaviorismo desenvolvido início do século XX, a sua mais proeminente figura foi o psicólogo John B. Watson. Nessa altura, a tendência dominante na psicologia é oestudo dos fenômenos psíquicos internamente através de introspecção, método muito subjetivo. Watson não negou a existência de fenômenos psíquicos internamente, mas insistiu em que tais experiências não puderam ser submetidos a estudo científico, porque eles não eram perceptíveis. Esta abordagem foi fortemente influenciada pelas pesquisas pioneiras de fisiologistas russo Ivan Pavlov e Vladimir M.Bekhterev sobre condicionamento animal. Watson sugeriu que o estudo científico da psicologia usando apenas procedimentos objetivos, tais como experiências laboratoriais com o objetivo de instituir resultados estatisticamente válida. A abordagem behaviorista o levou a fazer uma teoria psicológica, em termos de estímulo-resposta. Segundo esta teoria, todas as formas complexas de comportamento, emoções,hábitos e mesmo pensamento e linguagem-cadeias são discutidas tão simples músculo ou glândula que podem ser identificadas e medidas. Watson afirmou que as reações emocionais foram aprendidas da mesma forma que qualquer outro. Watsoniana teoria de estímulo-resposta foi um grande aumento da investigação sobre a aprendizagem em animais e seres humanos, especialmente no período precoce da infânciapara a idade adulta.
Começando em 1920, foi o paradigma do behaviorismo psicologia acadêmico, especialmente nos Estados Unidos. Por 1950 o novo movimento tinha gerado inúmeros dados comportamentais sobre o aprendizado que levou a novas experiências como psicólogos americanos Edward C. Tolman, L. Clark Hull, e B. F. Skinner a formular as suas próprias teorias sobre aprendizagem e comportamentobaseado em experiências laboratoriais, em vez de introspectivo comentários.

Os trabalhos de Skinner
O foco desta psicóloga, filósofa e romancista, conhecido como behaviorismo radical, que é semelhante à vista de Watson, psicologia, segundo a qual deve ser o estudo do comportamento observável dos indivíduos interagindo com o ambiente que as rodeia. Skinner, no entanto, difere do que o Watsoninterno fenómenos como sentimentos, deveriam ser excluídos do estudo. Argumentou que esses processos internos devem ser analisados pelos habituais métodos científicos, com ênfase em experiências controladas com tanto os animais como com seres humanos. Sua investigação sobre os animais, incidindo sobre o modelo de aprendizagem conhecido como instrumental ou condicionamento operante, que ocorre comoresultado de um estímulo causado pela conduta do indivíduo provou que os comportamentos mais complexos, como a língua e a solução de problemas, eles poderiam estudar cientificamente a partir de sua relação com as consequências para o indivíduo, quer seja positiva (reforço positivo) ou negativo (reforço negativo). Desde 1950, estudos comportamentais psicólogos têm produzido uma enorme quantidade depesquisas básicas visando compreender como eles são criados e mantidos diferentes formas de comportamento. Estes estudos incidiram sobre o papel de (1) as interações que anteceder o comportamento, tais como o ciclo de atendimento ou processos perceptivos, (2) mudanças no comportamento em si, tais como a aquisição de competências, (3 ) Interações que continuar a conduzir, uma vez que os efeitos dos...
tracking img