Behaviorismo: ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE LETRAS E HUMANIDADES-DLH CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRASTEMA: BEHAVIORISMO: ENSINO E APREDIZAGEM

Componentes:
Fagna de Souza Lima
João Lucas Alves Júnior
Maria Aucilene da Silva Cardoso
Vanuza Barbosa da Nóbrega

CATOLÉ DO ROCHA-PB 2012
BEHAVIORISMO: ENSINO E APRENDIZAGEMTrabalho de pesquisa apresentado a Professora Lúcia Helena Ramos da Silva como requisito avaliativo, concernente a 2ª unidade temática no componente curricular: Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem.

Catolé do Rocha –PB 2012
BEHAVIORISMO: ENSINO E APRENDIZAGEM

LIMA, Fagna de Souza.JÚNIOR, João Lucas Alves. CARDOSO, Maria Auxilene da Silva NÓBREGA, Vanuza Barboza.
Licenciandos em letras-UEPB/CAMPUS IVSILVA, Lúcia Helena Ramos da.
Profª Orientadora- UEPB/CAMPUS IV

RESUMO
O presente artigo objetiva discutir sobre os conceitos de Behaviorismo e suas influências no processo de educação (ensino e aprendizagem) como contingências de reforçamento. Inicialmente apresentaremos alguns conceitos referentes ao Behaviorismo como um conjunto de teorias referente ao comportamento humano. Posteriormenteserá discorrido a respeito do Behaviorismo Radical, assim como as ideias de Burrhus F. Skinner que será utilizada como fonte teórica para o desenvolvimento do artigo.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Contingências de reforçamento. Comportamento.

ABSTRACT
This article discusses the concepts of behaviorism and its influence on the process of education (teaching and learning) as reinforcementcontingencies. Initially present some concepts related to Behaviorism as a set of theories regarding human behavior. Later will be discoursed about radical behaviorism as well as the ideas of Burrhus F. Skinner to be used as a source for the development of theoretical product.
KEYWORDS: Education. Reinforcement contingencies. Behavior.

BEHAVIORISMO: ENSINO E APREDIZAGEM
1.Conceituações
O Behaviorismo pode ser designado através do comportamento, conduta definido como comportamentalismo, ou seja, um conjunto de teorias psicológicos que definem o comportamento, que se adequa ao objeto de estudo esse comportamento na maioria das vezes define-se através das unidades analíticas estimulo-resposta analisado pela ciência do comportamento.
Com base em Skinner, o comportamento se daratravés do estimulo-resposta que pode ser analisado a parti da observação. Para os behavioristas, o comportamento é gerado consequentemente do condicionamento, desprezando as habilidades inatas do organismo.
Outro argumento em destaque, é a ideia de que estados internos não reflete no comportamento externo, pois os estados mentais são considerados como comportamentos, mas vale ressaltar quealgumas correntes behavioristas consideram que o estado interno seja um comportamento, mas sim elementos mediadores diferente do comportamento.
Partindo da ideia que a educação é um processo de aprendizagem em que o individuo procura um desenvolvimento intelectual, e que durante esse desenvolvimento ocorre um a transmissão de conhecimentos, práticas sociais, habilidades que iram servir para...
tracking img