BEHAVIORISMO DEFINIÇÃO E HISTÓRIA

8387 palavras 34 páginas
PARTE UM
O que é behaviorismo?

B

ehaviorismo é um tópico controverso. Algumas objeções são levantadas a partir de uma compreensão correta de suas posições, mas as concepções errôneas são inúmeras. Os três capítulos desta primeira parte visam esclarecer aquilo que se poderia chamar de “postura filosófica” do behaviorismo.
Tudo que é genuinamente controverso sobre o behaviorismo deriva de sua idéia básica, de que uma ciência do comportamento é possível. Cada ciência, em algum ponto de sua história, teve de exorcizar causas imaginárias (agentes ocultos) que supostamente existem por detrás ou sob a superfície dos eventos naturais.
O Capítulo 1 explica como a negação de agentes ocultos defendida pelos behavioristas leva a uma controvérsia autêntica: a questão do comportamento ser livre ou determinado.
O Capítulo 2 se destina a impedir concepções distorcidas que podem surgir porque o behaviorismo mudou ao longo do tempo. Uma versão inicial, chamada behaviorismo metodológico, baseava-se no realismo, visão segundo a qual toda experiência é causada por um mundo objetivo e real, exterior e separado do mundo subjetivo e interno. O realismo pode ser contrastado com o pragmatismo, que se cala sobre a origem da experiência, mas, em compensação, aponta a utilidade de tentar entender e buscar o sentido de nossas experiências. Uma versão posterior do behaviorismo, denominada behaviorismo radical, baseia-se mais no pragmatismo do que no realismo. Quem não entender essa diferença provavelmente terá dificuldade em compreender o aspecto fundamental do behaviorismo radical, que é a rejeição do mentalismo.
A crítica behaviorista do mentalismo, explicada no Capítulo 3, permeia o resto do livro, pois exige que os behavioristas proponham explicações não-mentalistas do comportamento (Parte Dois) e soluções não-mentalistas para problemas sociais
(Parte Três).

1
Behaviorismo:
definição e história

A

idéia central do behaviorismo pode ser formulada de

Relacionados