Behaviarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como finalidade apresentar conceitos das seguintes escolas teóricas da psicologia, Behaviorismo. Psicologia,e Teoria sócio interacionista.

Behaviorismo .
O Behaviorismo tevesua origem em 1913, com a publicação do artigo “A psicologia como um behaviorista a vê”, de autoria de Watson; artigo este em que Watson criticava, dentre outras coisas, o uso da introspecção comométodo investigativo da Psicologia. De acordo com Watson, este método não era confiável porque estava muito sujeito aos caprichos do observador. Dois observadores diferentes podiam chegar a duasconclusões diferentes, mesmo observando a mesma coisa.
Psicologia:
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais,sentimentos.pensamentos, razão, inconsciente, e o comportamento humanoe animal. Para estes fins há vários métodos, como a observação, estudos de caso, estudos em neuropsicologia entre outros estudos multidisciplinares. Outro objeto de estudo da psicologia são aspersonalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, chamados de patologia.
A psicologia procura explicar, prever e modificar os comportamentos.
A psicologia é uma ciência considerada das áreassociais, ou humanas, portanto é estudada tanto em métodos quantitativos como em métodos qualitativos. Estes métodos aplicam-se ao estudo dos processos psíquicos, geradores de comportamentos. Os estudosclássicos em psicologia baseavam-se justamente nos comportamentos, que eram diretamente observados, que faziam com que o psicólogo inferisse um processo psíquico; porém, com os avanços dasneurociências, na actualidade, também é possível, mesmo que rudimentarmente, estudar os processos psíquicos na sua origem. A introspecção é outro método para chegar aos processos conscientes, e alivre-associação aos processos inconscientes. Existem vários outros métodos desenvolvidos, cada um para estudo de um ou mais processos mentais.
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à...
tracking img