Beco da lama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Revitalização do Circuito Histórico e Turístico: “Beco da Lama”








Este trabalho é referente a um estudo dirigido, sugerido pelo professor Erick Melo da disciplina de Projeto de Urbanismo I. E tem como objeto de estudo o Beco da Lama no bairro da Cidade Alta em Natal/RN








NATAL
2011

SUMARIO

Área deestudo.................................................................................................
Problemática e objeto de estudo......................................................................
Justificativa.......................................................................................................
Objetivos..........................................................................................................
ObjetivoGeral............................................................................................
Objetivo especifico.....................................................................................
Metodologia.....................................................................................................Cronograma.....................................................................................................
Referencias bibliográficas................................................................................















ÁREA DE ESTUDO

Este plano de trabalho visa estudar e analisar o Beco da Lama, situado na Rua José Ivo, entre a Av. Rio Branco e a Praça André de Albuquerque, no bairro da Cidade Alta, na cidade de Natal, no estado do Rio Grande doNorte. Trata-se do último reduto boêmio do centro da cidade. Não se trata de um único lugar, são ruas e becos onde se pode encontrar o melhor da gastronomia regional. É um local pouco visitado pela população potiguar e os turistas que a cidade visitam, por ser um local com pouca divulgação e abandonado pela visão governamental da cidade. Além de ser um local que pode adquirir um novo modelo deatrativo cultural e turístico para a cidade, colaborando com a valorização arquitetônica, turística e comercial do bairro da Cidade Alta e até mesmo da cidade de Natal, o Beco da Lama pode ser tornar um importante patrimônio para a cidade de Natal.
A proposta inicial do projeto é iniciar um processo de revitalização, que remete a um conjunto de medidas que visam a criar nova vitalidade, a dar novograu de eficiência a alguma coisa, em suma, reabilitar. O presente estudo dedica-se a analisar a inter-relação existente entre o processo de revitalização do patrimônio arquitetônico e a evolução urbana, sobretudo a utilização sócio-econômica e turística desse patrimônio, com o objetivo de converter núcleos urbanos em cidade-empresa-cultura, sob forte influência do mercado. Ao final, pretende-seanalisar se estas práticas são ou não prejudiciais e, em caso positivo, de que forma no âmbito do planejamento urbano. Existem diversos lugares no Brasil que a exemplo do Beco da Lama, eram locais pouco visitados e valorizados pela população local e se tornaram grandes atrativos históricos, contribuindo inclusive, para o aumento sócio econômico da localidade.









2. PROBLEMÁTICA EOBJETIVO DE ESTUDO

O Beco da Lama é o ultimo reduto boêmio do centro da cidade. Não se trata de um único lugar, são ruas e becos onde se pode encontrar o melhor da gastronomia regional de um bairro simples. O Beco da Lama tem seu próprio jornal, com divulgações sobre os eventos, tais como: festival de música, festival gastronômico e a bem conhecida Feijoada que acontece nos sábados. O localpossuiu peculiaridades arquitetônicas que com a possibilidade de serem revitalizadas e se tornarem um patrimônio historio e cultural.

“A coisa mais importante que houve naquela rua foi a criação do bar do Nazi, no final dos anos 50”, afirma Abimael Silva, presidente do Samba (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacentes) e dono do sebo mais famoso da Cidade Alta, o Sebo Vermelho.

Foi assim...
tracking img