Bebidasss

1024 palavras 5 páginas
Amanda Machado 7CEN 45847
Avaliação do Mercado de Bebidas no Brasil
Neste relatório iremos identificar os principais pontos do mercado de bebidas no Brasil, farei um breve relatório sobre os pontos fortes, tendências, marketshare, barreiras de entrada, se há crescimento constante ou declínio, sazonalidade entre outros aspectos.
A indústria de bebidas tem como característica a produção de bens homogêneos basicamente ao consumo interno. Como o processo de fabricação exige pouca capacitação tecnológica, a necessidade de investimento em pesquisa não são empecilhos para surgimento de novas empresas. Mas inovações e técnicas de comercialização são fatores importantes e determinantes para o sucesso no mercado
O setor é constituído pelo regime de oligopólio onde se concentra em quatro grandes empresas que influenciam diretamente nos preços e na economia do País.
Segundo ACPV a indústria de bebidas no Brasil tem grande participação no PIB nacional chegando a 7,5% de participação, só o segmento de cerveja contribui com 1,5% de participação.
Os segmentos
O setor de bebidas é de forte expressão na economia brasileira e é constituído por vários produtos, são divididos em:
Águas envasadas
Comum, Potável ,Mineral, Mineralizada.
Bebidas não alcoólicas industrializadas
Refrigerantes, Sucos, Energéticos, Isotônicos, Outros
Bebidas alcoólicas
Vinhos, Cervejas, Destiladas (Vodka, Cachaça, Uísque, entre outras)
Bebidas tradicionais
Chocolate, Café, Chás, Outros
Mais simplificados geralmente são apenas dois segmentos principais as bebidas alcoólicas: cervejas, champanhe, aguardente, gim, vodca, uísque, licores, conhaque, rum, vinhos; Bebidas não alcoólicas: refrigerantes, águas minerais, águas tônicas e isotônicas.
No Brasil, os refrigerantes mais vendidos são os de sabor cola 50% seguidos pelo guaraná 25%, os outros sabores juntos somam 25% da preferência nacional. A preferência pela marca ainda tem forte impacto sobre a demanda, por outro lado, a correlação com o preço,

Relacionados