Bebidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
||STJ12_CB3_01N990452||

CESPE/UnB – STJ





De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberãopontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar,clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BÁSICOS
A um coronelque se queixava da vida de quartel, um jornalista disse: — E o senhor não sabe como é chato militar na imprensa.
Sírio Possenti. Os humores da língua. São Paulo: Mercado de Letras, 1998, p. 86.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do trecho acima, julgue os itens a seguir.
1 2

3 4

5
1

O ponto final empregado logo após “imprensa” poderia ser corretamente substituído porreticências. Na construção do sentido do texto, destaca-se a ambiguidade do vocábulo “militar”, que, no contexto em que aparece, pode ser classificado ora como substantivo, ora como verbo. O emprego do vocábulo “chato”, cujo sentido é pejorativo, é inadequado ao gênero do texto em questão. O trecho “A um coronel que se queixava da vida de quartel” poderia ser assim reescrito, sem prejuízo para acorreção gramatical do texto: Para um coronel que queixava-se da vida em quartel. O emprego da vírgula após “quartel” é facultativo. A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente por meio do dimorfismo sexual, mas é falso acreditar que as diferenças de comportamento existentes entre as pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. A antropologia tem demonstrado quemuitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra. O transporte de água para a aldeia é uma atividade feminina no Xingu. Carregar cerca de vinte litros de água sobre a cabeça implica, na verdade, um esforço físico considerável, muito maior do que o necessário para o manejo de um arco, arma de uso exclusivo dos homens. O exército de Israel demonstrou quesua eficiência bélica continua intacta, mesmo depois da maciça admissão de mulheres soldados. A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente, e não em função de uma racionalidade biológica.
Roque de Barros Laraia. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000, p. 19 (com adaptações).

Mantendo-se acorreção gramatical do texto, o trecho “Carregar cerca de vinte litros de água sobre a cabeça implica, na verdade, um esforço físico considerável” (R.8-10) poderia ser reescrito da seguinte forma: Para que se carreguem aproximadamente vinte litros d’água na cabeça, requer-se, na realidade, um imenso esforço físico. Cada um dos próximos itens apresenta um fragmento de correspondência oficial — adaptado daInternet: —, seguido de uma proposta de classificação (entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo de correspondência a que ele pertence. Julgue-os quanto à adequação da linguagem e do formato à classificação proposta.
9

8

10

4

7

10

11

13

16

Julgue os itens de 6 a 8, relativos às estruturas linguísticas do texto acima.
6

12

7

O segundo período do...
tracking img