Bebidas isot nicas e energ ticos

1531 palavras 7 páginas
Bebidas isotônicas e energéticos
DISCENTES:
- C A R L A B RA S I L
- L A U RA G A B R I E L E
- N A I A RA B A S T O S
- PA L O M A R E I S
- R AY Z A G I R A R D
-TA M I L A C A R O L I N A

Bebidas isotônicas x Bebidas energéticas Apesar das bebidas isotônicas e energéticas terem sido desenvolvidas para melhorar o desempenho esportivo, estes produtos possuem diferenças na composição nutricional, por isso o consumo deve ser feito com objetivos diferentes. A bebida isotônica tem o objetivo de repor as perdas hidroeletrolíticas durante a prática de exercícios, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência durante o exercício.

BEBIDAS ISOTÔNICAS
As bebidas isotônicas são líquidos que apresentam osmolaridade muito próximo a dos fluidos corporais (280-340 mosmol/kg).
Essa propriedade faz com os isotônicos sejam rapidamente absorvidos após o consumo. Neste sentido, o termo isotônico refere-se à tonicidade, ou seja, diz respeito à concentração iônica de um líquido em relação ao sangue. Um líquido pode ser hipotônico, quando sua concentração é menor que a do sangue, hipertônico quando a concentração é maior ou isotônico quando a concentração é igual a do sangue.

COMPOSIÇÃO
Os isotônicos geralmente apresentam em sua composição básica sódio, potássio, cloreto e glicose, além de conter corantes, aromatizantes artificiais e conservantes. Podem ser encontrados na forma de pós, concentrados ou líquido pronto para beber.
As bebidas isotônicas devem conter baixo teor de carboidratos para garantir um rápido esvaziamento gástrico e levar menos tempo para atingir os tecidos que necessitam de hidratação e, assim, garantir uma rápida e eficiente reposição hidroeletrolítica. Além disso, não devem ser gaseificadas, pois os gases podem causar a distensão das paredes intestinais e a sensação de peso no estômago.

CARBOIDRATO
Os isotônicos possuem carboidratos de básica absolvição, preserva as reservas de

Relacionados

  • Eletrocardiograma
    35545 palavras | 143 páginas