BEBENDO EMOÇÕES: COCA-COLA E A PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

7435 palavras 30 páginas
BEBENDO EMOÇÕES: COCA-COLA E A
PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
Josir Schöpping 1
Cláudia Regina Pinto Michelli 2
RESUMO
O consumo e as suas razões é objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, como o marketing, a psicologia, a pedagogia, a economia, a filosofia e a sociologia. Para compreender o consumismo, que é um fenômeno do nosso tempo, é fundamental o estudo da psicologia do consumidor, que se orienta por obras de autores que buscaram compreender a mente humana, como Freud, Jung e Maslow, entre outros. A Coca-cola é, provavelmente, o produto mais conhecido e consumido no mundo, e é acessível a praticamente todas as classes sociais, além de estar presente em todos os países, desde os locais mais remotos do globo terrestre. O presente trabalho busca discutir através de levantamento bibliográfico e análise de documentários relacionados à marca “Coca-cola”, um breve histórico da marca, como o uso do produto interfere na vida dos consumidores e de que forma a marca pode ser entendida como “mito”.
Palavras chave: Publicidade. Marketing. Psicologia. Mitologia. Consumismo

1. INTRODUÇÃO
Com o surgimento da Revolução Industrial (século XVIII), a oferta de produtos foi tornando-se cada vez maior. No fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) houve o crescimento da concorrência, e a partir daí, com o leque cada vez maior de itens de consumo no mercado, veio o marketing.
Um dos produtos de consumo mais conhecidos do mundo é a Coca-cola. Segundo a consultoria InterBrand, ela é a marca mais valiosa do mercado mundial, avaliada em US$ 71,8 bilhões, aumento de 2% em relação ao levantamento anterior, quando valia US$ 70,4 bilhões.
Certamente, a Coca-cola é a responsável pelo surgimento da publicidade moderna, conforme foi citado no documentário Mundo-Cola – Água, Açúcar e Marketing (1998).
A publicidade americana, mais especificamente, nasceu com a indústria de elixires.
Afinal, para vender produtos como máquinas de costura, em 1865, não era necessária divulgação. Os elixires

Relacionados