Bebe a termo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO...
TERMO (T) – são todas as crianças vivas nascidas entre 38 e 41 semanas e 6 dias
O bebe a termo é aquele que nasce entre 37 a 42 semanas ou entre 140 a 257 dias após o primeiro dia da ultima mentruação (um)..
Nesse estagio , ocorre contrações regulares do útero .Além disso, geralmente o saco amniótico se rompe.Se isso não ocorrer naturalmente,poderá ser provocado pelo médico.Esse estágio dura desde a completa dilatação do colo do útero até a expulsão do bebê.Durante essa etapa,o bebê é empurrado para a abertura vaginal por meio de contrações dos músculos abdominais e do útero,saindo do corpo materno.
Geralmente o bebê encontra-se em posição dentro do útero que torna possível que, durante um parto normal sua cabeça passe pela abertura vaginal antes do restante deseu corpo.
Os primeiros minutos da vida de um recém-nascido são críticos, pois representa um período no qual a criança está sofrendo uma transição abrupta do útero materno para o meio extra-uterino. Ajudar o neonato a fazer essa transição de forma bem sucedida é um grande desafio.
A termo é o bebê que nasce em sua idade gestacional adequada,propicio a não ter nem um problema, é o que menosvai ter pronabilidades de doenças,ou de mortes,também não é um bebê que da muitos custos para o estado e para quem quer que seja com doenças ou internações em utis neonatai.
É o bebê normal, sádio com o tempo certo de gestação.....
SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DO COLORADO..
T – AIG: RN entre 38 e 41 semanas e seis dias de IG, peso de nascimento entre o percentil 10 e 90.
T – PIG: RN entre 38 e 41semanas e seis dias de IG, peso de nascimento abaixo do percentil 10.
T – GIG: RN entre 38 e 41 semanas e seis dias de IG, peso de nascimento acima do percentil 90.
CONCEITO...
Prevenir perda de calor
Manter vias aéreas pérvias
Laqueadura do cordão umbilical
Avaliação da vitalidade
Exame físico simplificado
Promover contato mãe-filho
Medidas antropométrica.
Cuidados mediatos: higienecorporal, exame físico completo,eliminações,rotina alimentar,cuidados com o coto umbilical, vestimenta, prevenção de infecção.
Na sala de parto, os cuidados iniciais constituem-se em elementos de fundamental importância para o bem estar do recém-nascido. A seguir, descreveremos as principais medidas a serem adotadas:
1) posicionar o recém-nascido corretamente imediatamente após o parto; o bebê debaixo risco deve ser colocado com a cabeça inclinada para baixo a fim de limpar a boca, faringe e nariz, de líquido, muco, sangue e restos amnióticos por gravidade.
2) Aspirar vias aéreas com um cateter macio no intuito também de remover o material citado acima.
3) Aquecê-lo e secá-lo. A taxa estimada de perda calórica do recém-nascido é cerca de 4 vezes a do adulto. Sob condições climáticasda sala de parto, a temperatura do recém-nascido cai a 0,3°C por minuto. Os lactentes a termo podem desenvolver acidose metabólica, hipoxemia, hipoglicemia e aumento da excreção renal de sal e água quando expostos ao frio.
4) Instilação de gotas de nitrato de prata a 1% (credê) nos olhos do recém-nascido, no intuito de prevenir a infecção gonocócica.
5) Administração de Vitamina K hidrossolúvel1 mg IM, evitando a doença hemorrágica do recém-nascido.
6) Exame do coto umbilical
7) aferição da temperatura
8) realização de medidas antropométricas
9) avaliação da idade gestacional
10) aleitamento nas primeiras 2h
Não deixe de amamentar seu bebê, somente em casos que seja contra-indicado, como mães com HIV positivo, vírus da hepatite ou em tratamento quimioterápico.
O leite maternoprevine doenças e alergias, além de desenvolver a musculatura oral da criança, importante na mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala.
Caso não tenha outra orientação médica, o leite materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade.
Procure sempre um lugar tranquilo e confortável para amamentar e beneficiar o seu vínculo afetivo com bebe..
Posicionando - o recém nascido deve ser...
tracking img