BDCADBH

1758 palavras 8 páginas
Antioxidantes naturais

Mantendo o frescor naturalmente A multinacional americana Kemin traz ao Brasil a linha de antioxidantes naturais Fortium® autorizados para o uso em alimentos.
* Júlio Rocha

Introdução
Muito se tem falado sobre antioxidantes e suas funcionalidades.
Como o próprio nome sugere, os antioxidantes têm a função de evitar ou reduzir a oxidação de compostos.
Mas, afinal o que é o processo de oxidação? Devemos considerar como ponto de partida a existência de um equilíbrio total na natureza, isso inclui, especialmente, as reações químicas.
A maioria das reações químicas que ocorre na natureza é do tipo oxi-redução, ou seja, uma parte se oxida, enquanto outra sofre um processo chamado redução.
Pode-se pensar que a oxidação seja somente uma reação que ocorre entre um determinado composto e o oxigênio do ar. Mas esse é apenas um tipo de processo oxidativo e nem todas as reações com o oxigênio são consideradas oxidação.
A definição química de uma oxidação é uma reação onde uma parte doa elétrons e logo fica “carregada” positivamente. A oxidação ocorre em praticamente todos os tipos de moléculas, inorgânicas ou orgânicas. Grandes moléculas, como os

44

FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 4 - 2008

ácidos graxos, presentes nos óleos e gorduras, sofrem com os efeitos da oxidação. Nesse caso, devido à presença do oxigênio do ar, ocorre um ciclo, onde os subprodutos gerados pela oxidação são altamente reativos e, por isso, são também responsáveis pela aceleração dos processos oxidativos, fazendo com que a oxidação se torne uma reação em cadeia. Os antioxidantes atuam
“seqüestrando” esses elétrons sem formar um novo radical reativo, ou seja, parando o processo de oxidação ou reduzindo a sua velocidade.

Os processos oxidativos e os sistemas vivos
Os processos oxidativos são extremamente importantes nos sistemas vivos, pois deles dependem a troca de elétrons, a transmissão de informação no cérebro, dentre

Relacionados