Bcias hidrograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

Introdução
Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte
Conclusão
Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Na certeza da importância da preservação dos recursos hídricos do estado do Rio Grande do Norte, o presente trabalho se baseia na pesquisa de diversos referenciais teóricos e bancos de dados referentes às bacias hidrográficas, seus rios principais, lagoas e açudes de nossoestado e resume todas elas a partir de suas características principais. Para facilitar a compreensão, todo o conteúdo está dividido nas dezesseis bacias hidrográficas que compõem o território do RN e, junto a elas, temos seus principais afluentes.

Bacia 01 – APODI-MOSSORÓ

A bacia Apodi-Mossoró ocupa uma superfície de 14.276 km², o que corresponde a 26,8% de todo o território do estado do RioGrande do Norte. Em relação ao clima, ele pode ser caracterizado como muito quente e semi-árido, com as chuvas se atrasando para o Outono. No extremo sudoeste da bacia, em sua nascente, ocorre um clima tropical chuvoso com o verão seco e a estação chuvosa se adiantando para o Outubro. Na maior parte da bacia, a média anual das chuvas gira em torno dos 700 mm, descendo para 600 mm em algumas regiões.Na parte alta da bacia, essa variação pode subir para 900 mm, chegando a 1.100mm numa pequena área na região de Martins/RN.
Do ponto de vista geomorfológico e geológico, a metade meridional da bacia é composta por depressões e planos, a primeira caracteriza-se por um relevo quase sempre tabular, as vezes com formas convexas e poucas áreas de relevo aguçado. Já a segunda, constitui as feiçõesmais elevadas da bacia, limitadas por escarpas erosivas com topos planos de origem sedimentar. A porção centro-norte da bacia é constituída por uma ampla superfície semiplanada, também havendo relevos tabulares e pouco profundos. No extremo norte, junto a foz do rio Apodi, tem-se a faixa litorânea, representada por uma planície ladeada pelos tabuleiros costeiros. O material geológico que compõe orelevo da bacia do Apodi varia conforme a área: em alguns locais temos litologias Pré-Cambrianas, com migmatitos, gnaisses, quartzitos, calcários cristalinos, além de intrusões de rochas plutônicas e granitos. Em locais onde encontramos sedimentos, esses são compostos por conglomerados, arenitos ferruginosos mal estratificados e lateritas. Já nos tabuleiros costeiros, a predominância é de rochasareno-argilosas com colorações variadas, além de sedimentos marinhos vindos da costa.

AÇUDES

Foram registrados 618 açudes na bacia Apodi-Mossoró, totalizando um volume de 469.714.600 m³ de água. No quadro abaixo, temos os principais açudes da bacia:

Principais Açudes da Bacia

Açude Santa Cruz do Apodi – A Barragem de Santa Cruz foi inaugurada no dia 11 de março de 2002, pelo presidenteFernando Henrique Cardoso e por Garibaldi Alves Filho, governador do Rio Grande do Norte naquele período. Esta barragem é o segundo maior reservatório de água do estado do Rio Grande do Norte. Tem um volume de 560.00 m³ x 10³ e está localizado no município de Apodi. É a Garantia de Abastecimento de água a 108.000 habitantes, beneficiando um total de 27 cidades do alto oeste potiguar, sendo 04 delasem sua bacia, 23 cidades contempladas pela Adutora Alto Oeste e mais 02 distritos.

CARACTERÍSTICAS – A barragem é do tipo Concreto Compactado a Rolo (CCR), com Vertedor central. Características:

Bacia Hidrográfica - 4.264,00 km²
Bacia Hidráulica - 3.413,36 ha
Volume de Acumulação - 599.712.000,00 m³
Extensão do Lago - 18,00 km
Altura Máxima (inclusive fundação) - 57,50 m
Extensão Total(inclusive Vertedor e dique de terra) - 2.480,00 m
Extensão do Vertedor - 460,00 m
Largura do Coroamento - 7,00 m
Cota do Coroamento - 102,00 m
Cota do Vertedor (perfil Creager) - 98,50 m
Descarga Máxima do Vertedor - 5.700,00 m³/s
Volume de Concreto CCR - 1.070.246,00 m³

Principal Rio da Bacia – RIO MOSSORÓ

É conhecido como Rio Mossoró (na região de Mossoró) ou Rio Apodi (na região...
tracking img