Bbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são drogas?

Droga, narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.
Droga, em seu sentido original, é um termoque abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo (surgido após quase um século de repressão ao uso de certassubstâncias), remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, mescalina etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal comoo fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

Tipos de Drogas
O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, alémdo álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento.
Quanto ao tipo de efeito no sistemanervoso podem ser classificadas como:
* Depressora (psicodislépticas)- diminuem a atividade do sistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) específicos. Exemplos: álcool, barbitúricos,diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio,ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).
* Psicodistropticas ou psicodislépticas (drogasperturbadoras/modificadoras) – têm por característica principal a despersonalização ou modificação da percepção (daí o termo alucinógeno para sua designação) em maior ou menor grau.Exemplos cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.
* Psicolépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ação adrenérgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidosativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina(presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.
Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas:...
tracking img