Bb banco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DO BRASIL S.A.

Junho/2010

Seleção Externa - Nível Inicial da Carreira Administrativa

Cargo de Escriturário
Nome do Candidato No de Inscrição No do Caderno

Caderno de Prova ’01’, ’02’ e ’03’, Tipo 004

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
00001−0001−0001

PROVA
INSTRUÇÕES

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Específicos

-Verifique se este caderno contém 70 questões, numeradas de 1 a 70. Caso contrário, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. Não serão aceitas reclamações posteriores. - Para cada questão existe apenas UMA resposta certa. - Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que você recebeu.

VOCÊ DEVE
-Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o número da questão que você está respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que você escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENÇÃO
- Marque as respostas primeiro a lápis e depois cubra com caneta esferográfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questão, mais de umaletra assinalada implicará anulação dessa questão. - Responda a todas as questões. - Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem o uso de máquina calculadora. - Você terá o total de 4 horas para responder a todas as questões e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova entregue este Caderno de Questões juntamente com a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgação ou impressãoparcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova ’01’, ’02’ e ’03’, Tipo 004
1. CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Atenção: As questões de números 1 a 9 referem-se ao texto abaixo. – antropocêntricas e baseadas numa concepção instruo mental da tecnologia – (3 parágrafo) O sentido da afirmativa acima está corretamente reproduzido, com outras palavras, em: (A)direcionadas para o bem-estar da humanidade e determinadas pelos avanços tecnológicos. centralizadas nos avanços tecnológicos, mas preocupadas com a vida humana na Terra. voltadas para o homem e fundamentadas na tecnologia como meio de atingir determinados fins. preocupadas com a relação entre homem e natureza, atualmente imposta pela tecnologia. determinadas pelo homem e expostas às comodidadestrazidas a todos pelo progresso tecnológico.

A multiplicação de desastres naturais vitimando populações inteiras é inquietante: tsunamis, terremotos, secas e inundações devastadoras, destruição da camada de ozônio, degelo das calotas polares, aumento dos oceanos, aquecimento do planeta, envenenamento de mananciais, desmatamentos, ocupação irresponsável do solo, impermeabilização abusiva nas grandescidades. Alguns desses fenômenos não estão diretamente vinculados à conduta humana. Outros, porém, são uma consequência direta de nossas maneiras de sentir, pensar e agir. É aqui que avulta o exemplo de Hans Jonas. Em 1979 ele publicou O Princípio Responsabilidade. A obra mostra que as éticas tradicionais – antropocêntricas e baseadas numa concepção instrumental da tecnologia – não estavam à alturadas consequências danosas do progresso tecnológico sobre as condições de vida humana na Terra e o futuro das novas gerações. Jonas propõe uma ética para a civilização tecnológica, capaz de reconhecer para a natureza um direito próprio. O filósofo detectou a propensão de nossa civilização para degenerar de maneira desmesurada, em virtude das forças econômicas e de outra índole que aceleram o cursodo desenvolvimento tecnológico, subtraindo o processo de nosso controle. Tudo se passa como se a aquisição de novas competências tecnológicas gerasse uma compulsão a seu aproveitamento industrial, de modo que a sobrevivência de nossas sociedades depende da atualização do potencial tecnológico, sendo as tecnociências suas principais forças produtivas. Funcionando de modo autônomo, essa dinâmica...
tracking img