Bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ Área: CIENCIAS EXATAS E AMBIENTAIS Curso: ARQUITETURA E URBANISMO

"A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aíreside sua verdadeira fonte de inspiração criadora... Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto."

A Bauhaus foi criada por Walter Gropius , em 1919. Em 1926 se estabelece em Dessau, onde recebe um novo edifícioprojetado por Gropius, cujo qual foi marco da arquitetura do século XX. No ano de 1928, Gropius deixa a direção sendo substituído pelo arquiteto suíço Hannes Meyer, essa nova direção deu maior enfoque na arquitetura. Em 1930 a escola passa a ser dirigida pelo arquiteto Mies van der Rohe. Em 1932, com a chegada dos nazistas em Dessau a escola muda-se para Berlim, onde continua a funcionar até 1933quando encerra definitivamente suas atividades por determinação dos nazistas. CARACTERISTICAS A Bauhaus foi a escola mais importante do século XX no âmbito de desenho industrial, arquitetura e artes. A mesma tinha como lema “a construção do futuro”. Os alunos eram encorajados a ter mais liberdade de criação, Fugindo do que era feito antes da criação da escola. Outra meta da escola era formarprofissionais que tivessem conhecimento dos processos de trabalho e dos materiais. “O aluno aprendia, fazendo”. Unia arte à tecnologia para atender às demandas da sociedade industrial .

A escola possuía três objetivos, o primeiro era reunir todas as artes, combinando todas as suas habilidade e técnicas. O segundo era dar maior reconhecimento paras as peças artesanais (mobiliários e objetosdecorativos), como também a pintura e a escultura, etc. E o terceiro era manter contato com as indústrias, a fim de conseguir a independência na venda dos seus projetos. A mesma possuía alguns ateliers. Dentre eles destacam-se: * Atelier de Tecelagem * Atelier de Metal * Atelier de Mobiliário ou Carpintaria A escola procurava dar atenção às características específicas dos diferentes materiais comomadeira, metal, vidro e outros; possuía a idéia de que a forma artística provem de um método; buscavam englobar forma, função e o recurso das novas tecnologias. Nas aulas práticas de oficina, o aluno estudava desenho, geometria, composição, materiais, e teoria das cores. Ensinava-se a determinar a forma do objeto primeiramente pela sua função. Cria - se o conceito de ergonomia.

Procurava-se criarpadrões de qualidade. Os objetos não possuíam muitos detalhes, mas eram valorizados pelas funções. As cores que predominavam eram o vermelho, o azul e o amarelo, o geométrico e o assimétrico substituindo o ornamento. INFLUENCIAS Das varias influencias sobre a Bauhaus destacam-se o construtivismo russo, artistas ligados a vanguarda De Stijl, o movimento de pintura alemã Neve Sachlichkeit; asinfluencias mais remotas da Bauhaus provêm do movimento Arts and Crafts, do inglês William Morris, porem o ensino da Bauhaus opunha-se a Morris, pois é contrario à revolução tecnológica e à produção em série. Também não era do agrado de Gropius o estilo art nouveau, devido a seu caráter decorativo e esteticista. A mesma assumiu a partir daí, uma característica de racionalismo radical. Gropius apoiou-seprimeiramente em três mestres: o pintor americano Lyonel Feininger, o escultor alemão Gerhard Maecks e o pintor suíço Johannes Itten. Em seguida, juntaram-se a eles , artistas como Oskar Schlemmer, Paul Klee, Wassili Kandinski, László MoholyNagy e Ludwig Mies Van der Rohe.

As contribuições dada pela Bauhaus encontram-se em quase tudo a nossa volta: no mobiliário, na arquitetura, no teatro,...
tracking img