Bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BAUHAUS

Foi inaugurada em 1919, pelo arquiteto germânico Walter Adolf Gropius.
A nova escola de artes, foi criada com a fusão da Academia de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas de Weimar,trazendo assim a nova escola, a nova articulação entre arte e artesanato. Afim de formar novas gerações de artistas, com o ideal de sociedade democrática e civilizada, em que não há hierarquias,somente funções complementares.
A Bauhaus atrai artistas de vanguarda, de diversas nacionalidades.
Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 naAlemanha. Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
Com o fim de Primeira GuerraMundial, Groupius decidiu criar um novo estilo de arquitetura que refletisse os novos tempos. O seu estilo primava pela funcionalidade e o baixo custo.
Em 1925 a Escola se muda para Dessau, após umamudança nos quadros do governo.
Já em 1932 mudou para Berlim, pela perseguição do governo nazista.
Em 1933, após muitas perseguições, Bauhaus é fechada, pelo fato de não ter uma orientação politicade direita, considerada uma frente comunista, por que muitos russos estudavam ou trabalhavam ali. Apesar disso, a Bauhaus teve um impacto fundamental, na arquitetura e na arte, no ocidente europeu, etambém nos Estados Unidos e Israel.
A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitectura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em2003.
A escola Bauhaus também influenciou imensamente a América do Sul, tendo como seu principal representante o arquiteto Oscar Niemeyer. A jovem capital brasileira, Brasília, foi projetada há 52 anossob as tendências modernas e funcionalistas inauguradas pelo bauhasianismo.
Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, produzir artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, e a...
tracking img