Bauhaus e carta de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise comparativa entre “A Carta de Atenas” e “Bauhaus: Novarquitetura”.

1. Identificar o sentido da democracia contido em cada texto.
2. Exemplificar como democratização da sociedadeaparece nas propostas para a arquitetura e urbanismo em cada caso.
3. Refletir sobre como as propostas modernistas seriam realizadas em função dos argumentos presentes em cada texto.

Democracia,segundo o dicionário, é um governo em que o povo exerce a soberania, direta ou indiretamente, o contrário de aristocracia. Começou a ser discutidos sobre o os problemas de uma cidade ao ser analisada omodelo da cidade industrial, como era a sua infraestrutura, moradias e todas as outras funções mínimas de uma cidade, isto entre e primeira e a segunda guerra mundial na Europa. Foi quando tambémsurgiu a necessidade de reconstrução rápida, a menores custos e máxima quantidade de alojamentos, dando novas condições de vida a população.
            
Ao ser analisados os textos, Carta de Atenas(Le Corbusier) e Bauhaus (Walter Gropius), sendo o mais próximo da primeira guerra mundial a Bauhaus, Gropius cita em seu livro que democracia é a interação entre dois fenômenos contrastantes: o típicoartesanal e o protótipo industrial. Ele também argumenta sobre a necessidade de uma diversidade resultante para a produção individual e a necessidade de um denominador comum como um meio de alcançarconquistas, querendo “alcançar tal unidade que constitua e expressão visível de uma verdadeira sociedade democrática”(B-18). Já para Corbusier a democracia em uma sociedade é um dever do Estado.

Emsuas propostas, Le Corbusier, sugere que para uma sociedade democrática existem algumas soluções para colocar em prática a “cidade tipo”, tendo como principal objetivo a habitação em quatro funções:habitar, trabalhar, recrear-se e circular. Em algumas dessas diz que a densidade populacional de uma cidade, tanto para nascer como para crescer, têm razões particulares, que devem ser estudadas e...
tracking img