Bauhaus e art déco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BAUHAUS E ART DECO
ALBERTI, Fernanda Alonso¹
FERRARI, Isabella Pascotto
PAVAN,Taisi Xavier
nandaalberti@hotmail.com

RESUMO


Este documento consiste num artigo da Disciplina de Estética e Historia das Artes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz. O objetivo desse projeto foi desenvolver um artigo inspirado no Bauhaus e Art Déco, o qual possuicaracterísticas geométricas bem trabalhadas com adereços luxuosos, relação interior-exterior, linhas retas, formas plenas, grandes vãos livres, pureza na utilização dos materiais que, aplicadas nos trabalhos, formará uma composição harmônica entre as formas e a ornamentação. Para desenvolver este projeto, foram realizadas várias etapas, tais como pesquisas bibliográficas e iconográficas, na intenção detrabalho avaliativo e apresentação no ECCI (Encontro Cientifico Cultural Interinstitucional).

PALAVRAS-CHAVE: Arte, Bauhaus, Deco, Estética, ECCI

INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como tema principal o estudo e aprofundamento nos temas Bauhaus e Art Déco e o desenvolvimento arquitetônico dos tais. No decorrer deste trabalho, será fácil perceber as inúmeras diferenças entre um tema eoutro, Bauhaus é considerada racionalista, mas sempre estimulou o ensino das atividades diretas que estimulavam a imaginação. Por isso, alguns autores, a consideram como mais um movimento de vanguarda que tinha como princípio unir a arte com a tecnologia, de estabelecer teorias e formas. Ao contrário do design criado pela Bauhaus, na Art Déco não há exigência de funcionalidade. Ela pode ser vista comouma tentativa de modernizar a Art Nouveau. A Art déco é marcada pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto.






















As autoras são acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo do 2º Período da Faculdade Assis Gurgacz – FAG¹





DESENVOLVIMENTO

"A arquitetura é a meta detoda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora... Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista.Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto."

A Bauhaus foi criada por Walter Gropius, em 1919. Em 1926 se estabelece em Dessau, onde recebe um novo edifício projetado por Gropius, cujo qual foi marco da arquitetura do século XX. No ano de 1928, Gropius deixa a direção sendo substituído pelo arquiteto suíço HannesMeyer, essa nova direção deu maior enfoque na arquitetura. Em 1930 a escola passa a ser dirigida pelo arquiteto Mies van der Rohe. Em 1932, com a chegada dos nazistas em Dessau a escola muda-se para Berlim, onde continua a funcionar até 1933 quando encerra definitivamente suas atividades por determinação dos nazistas. Na arquitetura moderna do século XXI, vemos diversas manifestações de diferentescorrentes arquitetônicas. Em meio a tantas formas de construir ainda conseguimos relacionar algumas edificações à vanguarda da Bauhaus.
O desenho arquitetônico daquela época passou a visar apenas uma meta: ilustrar as Teorias do Século do que era infinitamente e absolutamente não burguês. Considerada uma importante referência na história da arquitetura moderna, a Bauhaus tem em suas raízes alinha de pensamento e conduta do movimento Arts and Crafts, além de também fundamentar-se na “alteração dos processos de produção e projeto implícitos na concepção das obras de artes, dos objetos e do espaço construído” (BARONE; DOBRY, 2007). Santos (2003) e Barone; Dobry (2007) relatam que seu período de existência foi caracterizado por diferentes fases e correntes de orientação pedagógica e de...
tracking img